SBPC abre Reunião Regional no Cariri nesta terça-feira (2)

O Cariri abre as portas para o mundo da ciência. Com cerca de 3 mil inscritos e perspectiva de participação de mais de 4 mil pessoas, será aberta oficialmente às 19 horas desta terça-feira, a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Centro de Convenções do Cariri (Av. Padre Cícero, 4400 - Muriti - Crato). A URCA será sede do maior evento científico já realizado no interior do Estado, com apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). Autoridades do Estado e federais, além de representantes das mais importantes instituições de fomento à pesquisa do Brasil estarão presentes.

Com o tema “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento”, a reunião irá contar com 17 conferências que discutirão, entre outros temas, meio-ambiente, políticas científicas, inovação e educação. Entre as conferências, a RR trará discussões sobre "Por que o Cariri necessita e merece mais dados de satélites?", Resíduos sólidos, gestão e planejamento ambiental em regiões metropolitanas", “Tecnologias geradas pela Embrapa Semiárido", "2017-2018: Biênio da matemática Brasil", "A situação da CT&I no Brasil".

O Governador Camilo Santana deverá estar presente, juntamente com o Secretário da SECITECE, Inácio Arruda, a presidente da SBPC, Helena Nader, e o Reitor da URCA, Professor Patrício Melo. A reunião regional prossegue até o dia 6. O evento acontece com a parceria das universidades e cursos superiores no Cariri, públicos e privados. A programação com as principais palestras e conferências, além da SBPC Jovem, acontece em Crato, no campus do Pimenta da URCA. Estarão atuando na organização do evento cerca de 300 pessoas, grande parte monitores remunerados e não remunerados, dos diversos cursos da região.

Já nas 11 mesas-redondas, os convidados debaterão temas como “A seca e os desafios na gestão de recursos hídricos nos semiárido nordestino”, “A importância da Biodiversidade da Floresta Nacional do Araripe (Flona) para pesquisa científica”, “Cultura, Memória e Contemporaneidade”, “O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores” e “Os impactos da interseção arte e sociedade na formação e transformação de sujeitos-cidadãos-pensantes”, entre outros.

O evento é uma promoção da SBPC, juntamente com a Secitece, URCA e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa da região. Serão apresentados em sessões de pôsteres mais de 160 trabalhos inscritos.

Programação Cultural diversificada
A Cultura do Cariri em evidência no mundo científico. Todos os dias será realizada uma programação cultural diversificada para os participantes. A Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) incluirá apresentações, shows e espetáculos teatrais que carregam a pluralidade artística da região.

Serão grupos teatrais e de tradição popular que se apresentam ao longo da programação. A abertura oficial, na terça-feira, contará com a Orquestra da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que tem se destacado na região, com apresentações do cancioneiro popular ao universal. Nos dias 3 e 4 de maio, se apresentam Diego Gonçalves Monteiro (Dom Rasta) e Jéssika Bezerra Oliveira Leite (Banda Sol na Macambira). Entre as apresentações teatrais se destacam, Coletivo Dama Vermelha, com o espetáculo "Que Horas ela vem para o Chá?" e Luiz Severo Neto Filho,  com a peça "Ser Famosa a Qualquer  Custo". O encerramento da programação, dia 5, será com grupos de reisado e a tradicional Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis