Ansiedade: conheça os principais sintomas da doença

Ficar apreensivo em situações que causam grande expectativa, como entrevistas de emprego, viagens e cirurgias, por exemplo, é normal. Mas isso não deve ser confundido com o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), um distúrbio mental que se manifesta de forma excessiva, persistente e de difícil controle. Ele pode afetar pessoas de todas as idades, mas, em geral, as mulheres são mais vulneráveis. Se você sofre de dores de cabeça e musculares, pressão alta, perturbação do sono, irritabilidade e agitação constante, sem nenhum sinal de doença física, é melhor ficar atento.

O distúrbio é caracterizado pela preocupação excessiva sobre coisas que normalmente não impactam as pessoas. O sentimento de agitação e preocupação sem motivo aparente pode surgir ao fazer compras, comer em um restaurante ou em simples afazeres domésticos. A situação pode piorar com a dificuldade de concentração e ataques de pânico.

Sintomas e tratamento
Os problemas podem parecer pequenos para outras pessoas, mas não para quem sofre do transtorno. O distúrbio, por impactar a esfera emocional, pode ser muito difícil de ser controlado sem ajuda de um profissional. Pessoas que sofrem de ansiedade costumam se sentir nervosas, tensas e preocupadas com coisas que, antes, não pareciam tão graves ou com motivos considerados banais pelas outras. A pessoa pode ter eventuais ataques de pânico e estar sempre à espera de acontecimentos ruins, sem razão óbvia, ou considerar apenas os aspectos negativos de cada circunstância.

Em alguns casos, o pensamento pode pairar sobre algum assunto em particular, sem a pessoa conseguir tirá-lo da mente. Para um ansioso, o mundo pode parecer não acompanhar seu ritmo. Na vida social, pode parecer que todos estão olhando e julgando, mas conversar sobre o problema pode ser extremamente difícil.

Já no corpo, é comum sentir coceiras e picadas na pele, principalmente nos membros e na cabeça, suor e ondas de calor, assim como tontura, alterações no batimento cardíaco, aumento da pressão arterial, tensão nos músculos e aumento da necessidade de ir ao banheiro. Sentir-se doente sem perceber sintomas, incapaz de relaxar ou dormir com tranquilidade e de se concentrar também são alguns dos sinais da ansiedade generalizada.

Dependendo do caso, o tratamento do distúrbio consiste na combinação de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos, indicados por um profissional, e de psicoterapia.

Fonte: Veja.com

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis