Morre arqueóloga e idealizadora da Fundação Casa Grande, Rosiane Limaverde

Morreu aos 51 anos, na manhã desta segunda-feira (20), a arqueóloga e idealizadora da Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, Rosiane Limaverde. Ela lutava contra um câncer no ovário há quatro anos.

A mestre em Arqueologia e Preservação do Patrimônio pela Universidade Federal do Pernambuco e doutora em Arqueologia pela Universidade de Coimbra era casada com o ativista cultural e atual secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindis. O velório está marcado para 16 horas, no Teatro Violeta Arraes, em Nova Olinda. O corpo dela será cremado.

O Governador do Estado, Camilo Santana (PT), lamentou a morte da arqueóloga em sua página oficial do Facebook. O chefe do executivo diz ter recebido com pesar a morte “de uma pessoa muito querida e que deu relevante contribuição para a cultura e a arte do Ceará”.

Em seu post, Camilo ressaltou ainda que Fundação Casa Grande, desempenha “trabalho de valorização da nossa história e da nossa cultura e tem sido referência para o Brasil e para o mundo, com um importante trabalho social junto às crianças e jovens cearenses, já tendo sido reconhecida e homenageada por entidades como o UNICEF e o Ministério da Cultura”.  Camilo Santana encerrou a nota de pesar dizendo que, “através do Alemberg Quindins, da família e amigos de Rosiane, deixo meu abraço de afeto, respeito e gratidão”.



A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) manifestou profundo pesar pela partida de Rosiane, “responsável por uma inestimável contribuição a várias gerações de pessoas que frequentaram a Casa, tendo suas vidas transformadas pela força da cultura, da arte, da comunicação, da educação em seu sentido mais amplo e cidadão”.

De acordo com a nota de pesar, “o trabalho de Rosiane Limaverde também foi fundamental para garantir legitimidade científica e acadêmica às experiências promovidas pela Casa Grande. Além de tudo, Rosiane sempre recebia com um sorriso todos que visitavam a Casa Grande, demonstrando todo interesse em recontar a história, acolher os visitantes , compartilhar os conhecimentos e realizações dessa longa e bela trajetória. Sua partida precoce entristece e comove todos os cearenses. Nossa solidariedade a Alemberg Quindins, aos filhos Ana e Pedro, aos parentes, amigos e a todos os atuais e eternos “meninos da Casa Grande”. Sigamos inspirados pelo exemplo de uma vida dedicada à arte, à cultura, à comunicação, à educação, ao encontro e ao aprendizado com o outro”.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, lamentou, com profundo pesar, o falecimento de Rosiane Limaverde destacou a “importante contribuição dela, como uma das fundadoras, juntamente com Alemberg, da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, com sede em Nova Olinda, obra de referência nacional e internacional, com trabalhos pautados na linha da educação social e inclusiva, da arte e da comunicação, para crianças e adolescentes, reconhecida por órgãos como o Ministério da Cultura e o Unicef”. Segundo Arnon, “Rosiane deixa inestimável contribuição para a cultura e a arte do Cariri”.

O presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, também lamentou o falecimento da arqueóloga que “dedicou-se às crianças de Nova Olinda ajudando-as e compartilhando o seu saber, que expressava acima de tudo a essência da ética, da moral e da cidadania”. Luiz Gastão expressou ainda a irreparável perda para todos os que conviviam com Rosiane e a tinham como exemplo de doação e amor ao próximo.

O Reitor da URCA, José Patrício Pereira Melo, emitiu nota reconhecendo “a contribuição significativa do trabalho da pesquisadora Rosiane Limaverde Vilar Mendonça para os estudos arqueológicos no Brasil e no mundo e, ainda, para a valorização da educação, da literatura popular, para a promoção da cultura, das manifestações culturais, da valorização e do resgate à identidade regional do Cariri e fomento ao desenvolvimento regional” e decretou luto oficial de três dias na Universidade.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis