Mesmo com chuvas, Ceará tem 140 cidades em situação de emergência em decorrência da seca

Apesar das boas chuvas que vêm caindo em 2017, o Ministério da Integração Nacional mantém o reconhecimento da situação de emergência em decorrência do extenso período de estiagem em 140 cidades do Ceará.

O reconhecimento permite solicitação de apoio ao governo federal para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, como o reforço das operações de abastecimento de água.

Dos 140 decretos vigentes, 137 têm data de ocorrência a partir de setembro do ano passado e muitos devem ser encerrados neste ano, principalmente aqueles que receberam volumes mais intensos de chuvas.

A norma, que dura até 180 dias, permite a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil, a aquisição de cestas básicas, a retomada da atividade econômica dos municípios afetados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros auxílios.

No Brasil, o Ceará é o 3º com maior número de reconhecimentos vigentes de seca ou estiagem, ficando atrás somente de Rio Grande do Norte (154) e Paraíba (198). No total, há 872 municípios nesta situação.



Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis