Crato (CE): Vila da Música será inaugurada neste sábado (11)

A Vila da Música, primeiro equipamento cultural do Governo do Ceará no interior do Estado, será inaugurado no Crato pelo governador Camilo Santana, neste sábado (11), às 16h. O equipamento é voltado para a formação em música, a partir da experiência da Sociedade Lírica de Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970. A escola de música tem como temas centrais a socialização, a formação humana e o ensino musical, diretrizes incorporadas à Vila da Música, fomentando a cidadania através da educação musical e criando oportunidades para o desenvolvimento humano, econômico e territorial sustentável da região do Cariri.

O novo espaço cultural compreende uma área de 2.713,38 m², em um terreno de 3.242,78 m², com investimento de R$ 3,2 milhões de reais por meio do Banco Mundial (Bird). Ele tem como premissa a criação de um espaço que também possa ser utilizado paralelamente para a realização de eventos externos. A Vila da Música conta com auditório, biblioteca, salas de aula de grupo e individuais, estúdio, setor administrativo, refeitório, cozinha, despensa, vestiários, banheiros, laboratório de informática, oficina de instrumentos, quadra poliesportiva e estacionamento.

"A Vila da Música compõe o Programa Escolas da Cultura, da Secult, um conjunto de ações voltadas para a formação no campo da arte e na democratização do acesso aos processos formativos e educativos em artes e cultura, como dimensões vitais para inclusão social e promoção da cidadania e diversidade cultural. A premissa do programa é a interface entre arte, cultura, educação e inovação para formação profissional e desenvolvimento de experiências estéticas e de capacidades para a vida em sociedade, numa perspectiva de formação dialógica, criativa, construtiva, autônoma, colaborativa, transdisciplinar e como processos de mão dupla entre as instituições formativas e seus públicos", destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

Vila da Música: público atendido e novos instrumentos
A partir da parceria com a Solibel, a Vila da Música vai atender inicialmente 180 estudantes, entre crianças, jovens e adultos, distribuídos em cursos como os de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e violão.

Para o pleno funcionamento, foram adquiridos, por meio da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, 312 instrumentos musicais, entre violinos, violoncelos, flautas, clarinetes, piano de cauda, saxofones, acordeões, dentre outros, além de toda a estrutura para a realização das diversas atividades formativas.

O corpo de pessoas envolvidas nos processos educativos, bem como da própria estrutura administrativa do espaço será, em sua quase totalidade, de integrantes da equipe da Solibel, alémda cessão de pessoal da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) e da Prefeitura Municipal do Crato.

Serviço:
Inauguração da Vila da Música
Local: Vila da Música, Crato
Data: sábado, 11/03/2017
Horário: 16h

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis