Nunca publique fotos assim

Quase todos nós temos um perfil em ao menos uma rede social. Milhões de pessoas em todo o mundo usam páginas deste tipo, e isso não é mais nenhuma novidade. Com a ajuda das redes, nos comunicamos com nossos amigos e parentes, ficamos a par do que acontece na vida de quem conhecemos (e até de quem não conhecemos), nos atualizamos de notícias e mostramos um tanto de nossa vida.

No entanto, em algumas ocasiões, a vontade de publicar algo bacana nos faz esquecer de regras fundamentais de segurança. E isso faz com que compartilhemos informações que podem até ser usadas contra nós. Sabendo disso, preparamos para você uma lista com as fotos que você deve evitar publicar, pois os golpistas estão à espreita e podem se aproveitar delas.

Cartão de embarque
Compartilhar a notícia sobre as próximas férias é um desejo comum para boa parte dos usuários das redes sociais. Mas evite postar a foto do seu cartão de embarque.

De posse do número da sua reserva ou do código de barras, meliantes podem entrar livremente em seu perfil na página da companhia aérea. Lá, eles podem acessar dados sobre a rota que você irá fazer, seus documentos pessoais, pontos em programas de milhagem e até alguns números de seu cartão de crédito. E isso é suficiente para que eles cancelem sua passagem de volta ou até usem seu cartão.

Bilhetes de loteria
Em 2015, uma moradora da Austrália chamada Chantelle ganhou 825 dólares na loteria. Antes de retirar o dinheiro, ela publicou uma selfie com o bilhete premiado. A foto chamou a atenção de um dos amigos virtuais da mulher. E o homem usou o código de barras para receber o dinheiro indevidamente.

Que a história de Chantelle sirva de exemplo aos demais adeptos das loterias. Não compartilhe notícias sobre seu prêmio antes de recebê-lo. Ou, melhor ainda, não ostente o dinheiro ganho nas redes sociais. Conte a boa nova apenas para os amigos de confiança. Isso, claro, se você tiver a sorte de ganhar.

Cartões bancários
Algumas fotos do seu cartão do banco podem ser suficientes para que um golpista roube todo o dinheiro disponível em sua conta. Logo, nunca publique nas redes sociais fotos que mostrem os dados do seu cartão.

Também não armazene fotos do seu cartão em seu celular. Caso você seja roubado, os ladrões terão acesso ao seu dinheiro até que você bloqueie o cartão junto ao banco.

Ingressos para eventos
Não publique fotos de seus ingressos para shows, festivais ou jogos, principalmente se o código de barras estiver visível.

Os golpistas podem usar essa informação para falsificar a entrada. Deixe para publicar fotos assim depois de ter usado os ingressos.

Prints de telas não observadas com cuidado
Não publique capturas de tela se não tiver observado com atenção os dados que são mostrados. Especialmente, assegure-se de que não há nenhuma senha das suas redes sociais na imagem.

Esta dica é valiosa principalmente para as pessoas que não usam a opção "Ocultar" na hora de digitar os caracteres.

Documentos
É igualmente perigoso publicar fotos de documentos que comprovam sua identidade. Agindo em seu nome, os meliantes podem, por exemplo, fazer um empréstimo no banco ou até mesmo iniciar o registro de uma empresa fictícia. Por isso, para não ser responsável pelas dívidas alheias, mantenha seus dados em segredo.

Fotos provocantes por inbox
Frequentemente, os malfeitores se fazem passar por pessoas sedutoras e endinheiradas. Eles começam conversas provocantes e, alguns dias depois, podem que você envie algumas fotos picantes por mensagem.

Antes de aceitar a troca deste tipo de foto, pense bem. Elas podem ser usadas para te chantagear. Às vezes, quando os chantagistas recebem fotos comprometedoras, passam a exigir grandes somas de dinheiro ameaçando divulgar as imagens. Mesmo com namorados ou namoradas recentes fique atento. Afinal, você já deve ter ouvido histórias de relacionamentos que terminaram e, de repente, fotos íntimas começaram a circular por aí. Se você tem filhos adolescentes, converse com eles sobre esse risco. Histórias de nudes que vazaram são especialmente comuns entre os jovens.

Fotos que podem fazer com que você seja ’hackeado’
Não se trata de fotos em si, mas das informações que as acompanham. Por exemplo: “este é meu primeiro cachorro, o Rex“ ou ”esta é minha mãe durante a juventude, quando era conhecida como Rosinha“, ou ainda “Meu livro favorito é ’Cem Anos de Solidão’, de Márquez”. Estas frases, à primeira vista, não trazem nada de especial. A menos que sejam respostas para as perguntas secretas solicitadas para recuperar sua caixa de e-mail. Muita gente usa o nome dos pets, dos livros ou filmes prediletos.

A melhor forma de se proteger das más intenções de terceiros é ajustar as opções de segurança em seu perfil e só começar amizades virtuais com pessoas que você realmente conhece. Neste caso, até mesmo se você publicar acidentalmente algo que não deveria ter sido publicado, a chance de algum contato seu usar isso contra você será mínima.

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis