Artista cratense transforma ferro e sucata em obras de arte

Dono de uma mente inquieta e amante da natureza, o mecânico Luciano Andrade, encontrou no ofício o dom da transformação. O lixo do ferro velho, as sucatas simplesmente descartadas por muitos, para o artista é matéria prima. Luciano fez do pensamento de Antoine Lavoisier, uma verdade absoluta: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Ele encontrou uma forma inteligente e criativa de ajudar o meio ambiente, deixar os lugares mais bonitos e ainda por cima, ganhar dinheiro. Apenas com ferro velho, solda elétrica, graxa e verniz, o artista produziu 15 peças que estarão em exposição no mall do Cariri Garden Shopping até o dia 18 deste mês.

A exposição tem como tema “Ferro: Moldando a Natureza”. O evento conta ainda com o apoio do Centro de Referência Casa da Pedra, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Sebrae.

Reflexão
Mais do que impressionar com as obras de arte, a ideia da exposição é suscitar reflexões. O público será instigado a pensar sobre a importância da preservação do meio ambiente, a necessidade da reciclagem e um consumo mais consciente que leve à redução na geração de resíduos.

As peças inusitadas são feitas através de encaixe. Sua obra leva apenas solda, e muito jeito e criativa para cortar, dobrar como um enorme quebra-cabeças de ferro.

Natural da cidade do Crato, Luciano Andrade reside atualmente em Nova Olinda, também na região do Cariri, onde descobriu seu dom. Um sonho que aos poucos ganha forma e os olhos da sociedade, já que essa é a primeira vez que tem suas obras em uma exposição.

Entre as peças o latão ganha forma de cachorro, cavalo, aranha, jacaré, camaleão, coruja e até de um tiranossauro rex. As peças estão à venda e podem ser retiradas no último dia da exposição. A curadoria é de Ypsilon Félix.

Serviço:
Exposição Ferro: Moldando a Natureza
Local: Cariri Garden Shopping
Data: 06 a 18 de Fevereiro

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis