Crato (CE): Vacinação contra HPV para meninos está disponível em postos de saúde do município

A Secretaria de Saúde do Crato informa que a vacina contra o vírus HPV para meninos de 12 e 13 anos, encontra-se disponível em alguns postos de saúde do município. Em breve estará sendo oferecida em todas as demais unidades. A vacina também é disponibilizada para pessoas portadoras do vírus HIV e meninas entre 9 e 13 anos. Para vacinar-se é necessária a apresentação do cartão de vacinação e, para pessoas soropositivas, prescrição médica.

O Ministério da Saúde anunciou em outubro passado que a partir de janeiro 2017 a vacina seria estendida para os meninos. A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que protege principalmente contra o câncer de colo do útero, já faz parte do Programa Nacional de Imunizações desde 2014, indicada para meninas de 9 a 13 anos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria estimam que, em até três anos, em 2020, meninos entre 9 e 13 anos também estejam incluídos nessa lista. A vacinação contra o vírus HPV tanto em meninos como em meninas, faz parte do calendário de rotina e é aplicada em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Com exceção para pessoas portadoras do vírus HIV entre 9 e 24 anos. Nesses casos a aplicação é feita três vezes, sendo o intervalo da primeira para a segunda de dois meses, e da primeira para a terceira de seis meses.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis