Juazeiro do Norte (CE): Município registra três novos casos de pacientes com o vírus HIV por semana

O mês de dezembro é marcado pela luta contra a AIDS e tratamento do vírus HIV. Neste município, o mais populoso da região cariri, os índices da doença são preocupantes. De acordo com o Coordenador do Programa DST/AIDS, Ronildo Oliveira, “está sendo registrada uma média de três diagnósticos de novos casos por semana em Juazeiro e, pior, existem muitos portadores do vírus HIV que não sabem”.

Desde a última quinta-feira, uma série de ações tem sido desenvolvida em Juazeiro, como testes rápidos de HIV, distribuição de preservativos, adesivagem, entrega de material educativo e orientações. No Restaurante Popular foi desenvolvida a campanha “Fique Sabendo” com distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV, a fim de detectar se a pessoa tem ou não o vírus da AIDS.

Segundo Ronildo, quando positivo o portador é encaminhado ao serviço de referência recomendando o imediato início do tratamento. Conforme analisa, os cuidados devem ser permanentes e não apenas durante as campanhas de combate ao HIV. “Todos somos vulneráveis a essa doença silenciosa que ainda mata 12 mil pessoas por ano no Brasil”, advertiu Ronildo acrescentando que, em todo o país, já são 827 mil pessoas vivendo com o vírus HIV, enquanto uma estimativa aponta que 112 mil não sabem que estão infectados.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis