Mito ou verdade: acessar Facebook pelo navegador consome menos dados?

Não é nenhuma novidade que o Facebook é um dos aplicativos que mais consomem a bateria de seu aparelho, sem contar que é um dos que mais gastam o seu pacote de dados. Diante desse cenário nada otimista, não param de surgir "jeitinhos" de economia do consumo. Uma delas e a troca do app pelo uso de sua versão web. Mas será que isso realmente funciona?

Mais ou menos. Os testes realizados pelo UOL Tecnologia dizem que essa "solução" talvez não seja tão vantajosa como muitos pintam. Isso porque o consumo do uso do Facebook seja pelo Chrome ou pelo aplicativo é praticamente o mesmo.

Cinco minutos navegando pela rede social pelo app --curtindo posts, acessando vídeos e fotos-- gastaram 31,19 MB do pacote de dados. Pelo navegador do Google, o gasto foi de 30 MB. Se você usasse o Facebook 24 horas por dia e sete dias por semana a economia seria de 8GB no mês. Bem grande.

Mas, com o uso cada vez mais frequente do Wi-Fi, essa economia tende a ser bem menor e talvez não compense perto da lentidão de se acessar a rede social pelo navegador. Nos testes, o uso do Facebook pelo Chrome travou diversas vezes e os vídeos demoraram bem mais para carregar.

Facebook Lite 
Uma maneira mais efetiva de economia é a substituição do aplicativo convencional pelo Facebook Lite --uma versão bem mais econômica da rede social, desenvolvida especialmente para localidades em que a disponibilidade de internet móvel é limitada.

Nos testes, cinco minutos de navegação no Lite --acessando fotos e vídeos-- foram consumidos 10MB do pacote de dados. Isso sim pode fazer diversa no final do mês, sem contar que o app é bem mais rápido do que a navegação pelo Chrome.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis