Crato (CE): Reitoria da URCA segue ocupada

Há quase uma semana a Reitoria da Universidade Regional do Cariri (URCA), localizada no Campus Pimenta, neste município, está ocupada por estudantes contrários a aprovação do texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos pelas próximas duas décadas.

A preocupação da administração da Universidade é deixar o prédio totalmente a disposição dos alunos que, no próximo final de semana, nos dias 5 e 6, realizarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por meio de nota, no dia da ocupação, a reitoria afirmou que “nenhuma atividade administrativa, de ensino, de pesquisa e de extensão será interrompida em nenhum dos campi”.

Entretanto, conforme explicou a assessoria da URCA, para a realização do Enem, uma série de medidas de segurança devem ser adotadas. “Vamos sentar e conversar com os alunos para chegarmos a um acordo”, disse.

Ocupação
A principal pauta de reivindicação dos acadêmicos é justamente a PEC 241. De acordo com Leandro Medeiros, coordenador de comunicação do Movimento Fora Temer – Cariri, somente no ato da ocupação, em 26 de outubro, cerca de 80 estudantes estiveram presentes.

Os estudantes também são contrários a PEC 257; a alteração da LDB – que exclui as Leis 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008; reforma no Ensino Médio; contra o descaso sofrido pelos residentes da URCA; contra os casos de racismo, machismo e LGBTfobia; e pedem o pagamento das bolsas em dias; a ampliação do Restaurante Universitário; e criação de uma política de assistência estudantil regulamentada e em consonância com o PNAES.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis