Crato (CE): Sérvulo Esmeraldo abre grande exposição na URCA

Uma das maiores exposições já realizadas nesta cidade foi aberta no último sábado, pelo artista cratense, internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho, Sérvulo Esmeraldo. Os traços universais estão nas ruas da cidade, a exemplo de duas obras monumentais, que se encontram expostas na Encosta do Seminário, de frente à escola que frequentou quando criança, o Seminário São José, nos jardins e Salão da Terra, do campus do Pimenta, da Universidade Regional do Cariri (Urca). São 58 obras expostas, até o dia 8 de outubro. A exposição conta com visitas guiadas, das 8h às 21h.

A solenidade de abertura da Exposição "Sérvulo Esmeraldo: A linha, A Luz, o Crato" contou com a presença de artistas regionais, autoridades e amigos de infância, que lembraram das aptidões apontadas nos primeiros anos de vida do artista que ganharia o mundo com os seus contornos geométricos, curvas traçadas, numa trajetória que o levaria ao reconhecimento de um dos maiores artistas do seu tempo. Ele tomou posse, na ocasião, na cadeira de número 40, do Instituto Cultural do Cariri (ICC), tendo como patrono, também artista Aldemir Martins.

Sérvulo é escultor, xilógrafo, gravador, ilustrador e pintor. Exemplares de suas obras que marcam todos esses momentos, estão distribuídos em pontos estratégicos, que possibilitam uma contemplação de sua arte de forma mais abrangente. A curadora, Dodora Guimarães, esposa do artista, diz que esse é um momento da realização de um sonho, dentro das comemorações dos 88 anos do artista, no dia 27 de fevereiro de 2017.

A exposição acontece por parceria da Urca, nas comemorações dos 30 anos da instituição, com o Instituto Sérvulo Esmeraldo. O secretário de Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piuba, afirmou que será iniciado trabalho para o tombamento do casarão da fazenda Bebida Nova, onde nasceu o artista. Além disso, Dodora Guimarães disse que, possivelmente, o Crato deverá receber uma escultura para ficar em exposição permanente na cidade, caso esteja assegurada a salvaguarda da obra, ou mesmo doá-la à Urca.

O escritor e historiador caririense Napoleão Tavares Neves teve contato com o artista ainda na infância e relatou de forma emocionada os passos do menino, que já caminhava em direção ao horizonte das linhas que começava a traçar.

O reitor da Urca, Patrício Melo, destacou a arte como revolucionária e com o poder de transformar as pessoas. "Produz projeções físicas e no imaginário. É indispensável", ressalta.

Sérvulo morou e trabalhou em São Paulo, Paris e, atualmente, em Fortaleza. Expôs nas principais feiras e salões de artes ao redor do mundo. "Um inventor", como define o pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho.

A curadora Dodora Guimarães diz que a exposição é uma homenagem do artista Sérvulo Esmeraldo à sua cidade natal, que lhe mostrou a luz, que lhe despertou para o movimento, que lhe revelou a importância da linha no desenho do horizonte.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis