Crato (CE): Exposição ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’ prossegue até 15 de outubro

A surpreendente exposição de Sérvulo Esmeraldo em sua cidade natal, o Crato, continua em cartaz até 15 de outubro, atraindo grande público ao Campus do Pimenta da Universidade Regional do Cariri (URCA) e à Encosta do Seminário. Desde a abertura, que contou com a afluência de autoridades, artistas, familiares e amigos do artista, a Mostra de dimensão monumental é assunto no meio artístico nacional.

Início das comemorações dos 88 anos de Sérvulo Esmeraldo, a exposição ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’ realiza o grande sonho do artista de mostrar no Crato a sua obra da maturidade. Com foco na dinâmica trajetória de Esmeraldo, construída como escultor, gravador e desenhista de notório reconhecimento nacional e internacional, a mostra reúne 58 obras, entre esculturas, relevos, gravuras e a magistral série de desenhos intitulada ‘Suíte Araripe’ – em homenagem ao Crato.

Com curadoria de Dodora Guimarães, companheira de vida do artista há mais de 30 anos, a exposição ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’, realizada pelo Instituto Sérvulo Esmeraldo e Nuproce, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, do Banco do Nordeste do Brasil e da Guanabara, comemora também os 30 anos da Universidade Regional do Cariri.

Para o seu encerramento está previsto o lançamento do catálogo ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’, com reproduções de todas as obras expostas, fotografadas por Gentil Barreira e textos de Gilmar de Carvalho, Romeu Duarte e Dodora Guimarães.

Museu Brasileiro da Escultura
Ainda na temporada de 2016-2017, Esmeraldo se amplia em mais celebradas evidências. Às 15 horas do dia 05/10, em Fortaleza, o crítico de arte Marcus Lontra, curador do Prêmio de Artes Plásticas Marco Antonio Vilaça, visita o ateliê de Sérvulo, que será o artista homenageado dessa referenciada premiação em 2016, promovida pela CNI, SESI e FUNARTE.  Este prêmio concederá ao artista a realização de uma grande exposição em 2017 no MUSEU BRASILEIRO DA ESCULTURA, em São Paulo, cuja vinda de Lontra oficializa a comunicação do Prêmio para iniciar os trabalhos dessa próxima mostra. O crítico também viajará até ao Crato nos dias 06 e 07/10 para conferir a exposição ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’.

Sérvulo Esmeraldo ganha ainda uma mostra histórica na Frieze Masters, Feira de Arte de Londres, que segue de 05 a 09 de outubro, organizada pela britânica Sicardi Gallery. Ainda, outra Retrospectiva de Sérvulo Esmeraldo (respaldando o período europeu de 1957-1975)  acontecerá em Basel, na Suiça, tomando a Galerie  Vallesi a partir da inauguração no dia 28 de novembro.

Serviço:
Exposição Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato
Data: Em cartaz até 15/10/2016
Local: URCA – Universidade Regional do Cariri – Campus Pimenta – Rua Cel. Antônio Luís, 1161 – Pimenta – Crato (CE) e Encosta do Seminário, em frente ao Seminário Diocesano São José.
Visitação: Até 15 de outubro, de segunda a sábado, das 08h às 21 horas.
Exposição com visitas guiadas com monitores: das 08 às 11h; de 14 as 17 e de 18h30 às 21h.
Contatos: Pró-Reitoria de Extensão da URCA: (88) 3102.1200 / proex@urca.br

Assessoria de Imprensa/URCA

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis