Veja 9 erros comuns em entrevistas de emprego e como evitá-los

Ao ser chamada para uma entrevista de emprego você fica feliz e ansiosa ao mesmo tempo? Isso é mais do que normal, afinal, durante a ocasião  precisamos controlar o nervosismo e mostrar nosso melhor.

O resultado de um processo seletivo não depende apenas de você. Outros candidatos podem ter o perfil mais adequado para a vaga. No entanto, há uma série de erros que você pode evitar cometer para aumentar as chances de ser escolhida para um bom emprego. Confira.

1. Chegar atrasada
Programe-se para chegar com antecedência ao local da entrevista. Se chegar atrasada, você pode passar a impressão de que é irresponsável ou de que não está dando o devido valor ao processo seletivo. Por outro lado, se acontecer algum imprevisto que a atrase, avise imediatamente à companhia que não conseguirá estar lá no horário marcado. Quando você se planeja para chegar com antecedência, além de correr menos risco de se atrasar, pode se sentir um pouco mais tranquila.

2. Falta de preparo
Fazer a entrevista sem ter se preparado antes é um erro muito comum. Informe-se de antemão sobre a empresa que está oferecendo a vaga. Pesquise o máximo que puder sobre sua reputação, clientes e serviços oferecidos. Isso é muito importante para você estar bem preparada e poder fazer perguntas pertinentes sobre a empresa e a vaga.

3. Ir vestida de maneira inadequada
Acertar no visual é fundamental. Por mais competente e qualificada que você seja, pode causar má impressão se estiver vestida de forma inadequada. Tente pesquisar previamente como é o ambiente da empresa para se vestir de acordo com ele. É interessante que você saiba se é um lugar mais formal ou informal. Se não tiver essa informação, é preferível ir vestida de maneira mais formal.

4. Expressar-se mal ou usar gírias
A forma como os candidatos se expressam conta muito na avaliação. Por mais que se sinta nervosa durante a entrevista, pense bem antes de falar para escolher as palavras mais adequadas e evitar as gírias – que causam má impressão.

5. Falar mal do atual ou antigo empregador
Evite falar mal de sua empresa ou colegas de trabalho atuais ou antigos. Por mais que você possa ter tido uma experiência ruim, sido infeliz ou trabalhado com um chefe rude, é melhor não contar esses detalhes. Do contrário, o recrutador pode achar que você falaria mal da nova empresa também.

A grande questão é: e se o entrevistador perguntar o motivo de você ter saído ou querer sair de seu emprego? Se as razões forem exatamente as citadas acima, a saída é ter jogo de cintura e tentar contornar a situação. Uma alternativa é dizer que está buscando novos desafios profissionais, que quer uma oportunidade melhor e com mais perspectivas de crescimento.

6. Não perguntar nada
A entrevista não é apenas para o recrutador conhecer e avaliar os candidatos. Você também pode e deve aproveitar o momento para saber mais sobre a empresa e o cargo oferecido. Se não perguntar nada, pode dar a impressão de não estar interessada. Tome a iniciativa de tirar suas dúvidas.

7. Mentir
Na ânsia de conquistar uma vaga, alguns candidatos podem acabar exagerando ou mentindo ao falar sobre si mesmos. Não caia nessa. Seja honesta sobre seus conhecimentos e experiências. Se um cargo exige inglês fluente para atender clientes internacionais e você só sabe o básico, é melhor falar a verdade e demonstrar que tem interesse em aprofundar os conhecimentos sobre o idioma. Você pode até não ser escolhida para a vaga em questão, mas poderá participar de outros processos seletivos no mesmo lugar. Já se mentir e for descoberta, estará fechando as portas definitivamente.

8. Não estar preparada para falar da própria experiência
Não chegue desprevenida à entrevista. Antes dela, faça uma avaliação de sua trajetória. Tenha em mente seus pontos fortes e suas conquistas profissionais. Seja objetiva e honesta ao falar sobre eles. Fale com convicção, mas sem arrogância.

9. Não ter perspectivas
Esteja ciente de quais são seus objetivos de carreira e pense bem em seus planos, pois você pode ser questionada sobre isso. Se o entrevistador perguntar: “O que você espera de sua carreira daqui a cinco anos?”, você não será pega de surpresa e saberá responder de maneira convincente.

Fonte: Finanças Femininas/UOL

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis