Crato (CE): Com público estimado em 35 mil pessoas, 65ª Expocrato é aberta

Foi aberta ontem, neste município do Cariri cearense, a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato) 2016, com público estimado em 35 mil pessoas. A abertura oficial da feira que é a quinta maior do segmento no País, contou com as presenças do governador do Estado, Camilo Santana (PT); do secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Francisco José Teixeira; de deputados federais e estaduais e outras lideranças políticas da região.

A feira, que neste ano tem como um dos grandes atrativos a cultura popular, foi criada em 1944 e está em sua 65º edição ininterrupta. Para este ano, são esperadas 400 mil pessoas até o encerramento, em 17 de julho.

Crescimento
Em seu discurso, Camilo destacou o seu crescimento anual, mesmo diante a escassez de chuvas e ressaltou que a "Exposição, além de ser um momento importante para economia, possibilitando incontáveis negócios, também atua no lado social, de confraternizando as pessoas".

O presidente grupo gestor do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, Luiz Gonzaga de Melo, compartilha da mesma expectativa do governador e afirma esperar uma movimentação financeira, durante os oito dias de evento, superior a R$ 50 mi envolvendo todos os segmentos.

"Somente no agronegócio, acreditamos que as vendas fiquem em torno dos R$ 10 mi", completou Gonzaga. Ao todo, serão expostos mais de 10 mil animais, quatro mil deles entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Ao destacar a importância da exposição para o Ceará, Camilo confidenciou que "o parque passará, ainda neste ano, por uma grande reforma estruturante para que possa ser utilizado durante o ano inteiro e não só durante a exposição".

Diversidade
Nos corredores do Parque, a cultura popular e a gastronomia local se destacam. São dezenas de estandes erguidos, comercializando as mais diversificadas coisas, desde peças de vestuário, bijuterias, artigos de couro e produtos característicos do sertão. Um dos pontos mais visitados é o tradicional engenho de cana-de-açúcar, presente na feira há 16 anos. Os proprietários estimam que serão moídas 145 toneladas de cana, cinco toneladas a mais que na edição anterior.

Apesar do otimismo nos negócios, o vendedor de artigos de alumínio, Ferreira Gonçalves Mota, que há seis anos expõe os produtos fabricados por ele e os quatro filhos, se mostra reticente quanto à movimentação financeira deste ano. Segundo conta, o setor dele tem sido muito afetado pela crise financeira.

"Quem vende comida ou trabalha com os show não sente, para isso todo mundo tem dinheiro, mas, no meu caso, eu estou em dúvida. Espero, pelo menos, manter o que eu vendi no ano passado", torce, sem revelar o montante.

Mudanças
Para fiscalizar o cumprimento da determinação do juiz José Flávio Bezerra Morais, da Vara da Infância e Juventude da Comarca do Crato, que proibiu a entrada e permanência de crianças, com idade inferior a dez anos completos, mesmo acompanhada dos pais ou responsáveis, 31 agentes de proteção das cidades de Crato e Barbalha irão trabalhar em todos os dias. A punição, caso a medida seja descumprida, pode chegar a multa de até 20 salários mínimos.

Mais informações
Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante
Praça Coronel Filemon Teles
Centro - Crato
Telefone: (88) 3523-2120

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis