Crato (CE): Alunos do IFCE criam aplicativo para criadores de tilápia

Alunos do Instituto Federal de Ciência e Educação Tecnológica (IFCE) do Crato lançaram um aplicativo que promete ajudar produtores de peixe da espécie tilápia na produção de alimentos. Conhecido como Sismant, o aplicado criado pelos estudantes dos cursos de Zootecnia e Sistema de Informação é um sistema de manejo alimentar e nutricional de tilápias.

O programa deve ajudar produtores a medirem a quantidade de ração a ser utilizada, de acordo com o peso e o tamanho dos peixes. A ideia surgiu após a constatação, com aulas práticas e visitas do campo, da dificuldade dos produtores em fazer um acompanhamento satisfatório da criação e desenvolvimento dos peixes.

Segundo o coordenador do curso de Zootecnia, Messias Alves, o programa faz o controle da quantidade de peixes e da ração necessária para a criação. Apesar de ainda estar na fase de testes, os usuários podem baixá-lo pelo sistema Android e em qualquer navegador web. O professor Talles Brito, do curso de Sistema de Informação, ressalta que os estudantes estudaram o processo por um ano, após a ideia surgir durante aulas práticas.

O aplicativo pode ser acessado pelo endereço eletrônico sismant.crato.ifce.edu.br.

Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis