Reitor da UFCA sugere que Hospital Regional do Cariri funcione como Hospital-Escola

Objetivando firmar um convênio entre os governos Federal e Estadual para que Hospital Regional do Cariri (HRC), neste município, funcione como Hospital-Escola da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o reitor em exercício da UFCA, Ricardo Lange Ness, se reuniu no início da semana no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Segundo Ness, a sugestão foi aceita pelo secretário de Educação Superior (SESU), Paulo Barone.

De acordo com a reitoria, a proposta surgiu diante a situação dos alunos de medicina da UFCA que não contam com um Hospital Universitário para complementar a formação acadêmica. “Destaquei durante a reunião a questão das universidades com curso de medicina, mas sem hospital universitário, como é o caso da UFCA. Ressaltei a oportunidade de o HRC vir a servir ao curso de medicina da FAMED da UFCA, principalmente atendendo aos alunos do internato”, acrescentou o reitor.

Além de contemplar a demanda da universidade, considera que o Hospital Regional do Cariri, “que vem funcionando em situação precária por falta de pessoal”, será beneficiado com o convênio “que já existe, mas pode ser aprimorado”, conforme ponderou Ricardo Ness. Para o deputado Danilo Forte (PSB-CE), “a ideia pode solucionar o problema dos estudantes, além de melhorar o atendimento ao público”.

O reitor destacou, ainda, que levará a proposta para as instâncias competentes, para definir os encaminhamentos e formalizar a parceria de modo que o HCR possa efetivamente atender as demandas da UFCA na formação dos seus alunos de Medicina. “Isso proporcionaria a melhoria na qualidade do ensino médico na UFCA com a ampliação de oportunidades para o internato e para a residência médica e também de possibilidade de condução de pesquisas com a implantação de cursos de pós-graduação”, concluiu Ness.

Em contato com a assessoria de imprensa da unidade hospitalar, a reportagem do Diário do Nordeste foi informada que “a Diretoria do Hospital Regional do Cariri, não foi comunicada oficialmente, a cerca do possível convênio”. Questionada se o HRC estaria atuando com quadro de funcionário reduzido, a assessoria não se manifestou a respeito.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis