Parabéns, Crato! 252 anos de lutas e histórias


Crato, município que aniversaria nesta terça-feira (21), está localizado no extremo sul do Estado, na região do Cariri, a 567 km de Fortaleza. O último censo do IBGE (2010) apontou uma população de 121.428 habitantes. Trata-se da 3ª cidade mais desenvolvida do Ceará.

A economia local é baseada na agricultura (feijão, milho, mandioca, arroz, monocultura de algodão, cana-de-açúcar, castanha de caju, hortaliças, banana, abacate e outras frutas); pecuária (bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves); extrativismo vegetal; artesanato; piscicultura; indústrias; comércio e turismo (Chapada do Araripe e suas belezas naturais, bem como a arquitetura do Centro Histórico do Crato, datada do século XVIII).

O Crato tem como municípios vizinhos, Farias Brito, Caririaçu, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri, Exu (PE) e Moreilândia (PE).

Como homenagem, o Governo do Estado produziu um vídeo com o hino do Crato, ilustrado com imagens que caracterizam a cidade. O projeto prevê que os municípios aniversariantes recebam o seu próprio vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

A todos os cratenses, parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis