Crato (CE): Prefeitura consegue autorização ambiental para pavimentação da CE-561

Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, prefeito do Crato
e Mary Carla Marcon, coordenadora do ICMbio
O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, obteve ontem a autorização ambiental definitiva para a obra de construção da estrada que liga o Crato ao Distrito de Santa Fé, na CE – 561, tão sonhada pelos moradores da localidade. O chefe do executivo esteve na Regional 6 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), em Cabedelo, na Paraíba, órgão que ficou responsável pela expedição do licenciamento. Ele recebeu o documento das mãos da coordenadora do órgão, Mary Carla Marcon. O prefeito esteve acompanhado da equipe técnica do Município do Crato, responsável pelos levantamentos necessários para atender as exigências do Instituto ambiental.

O prefeito destacou o empenho que o Carto vem tendo nos últimos anos, para que a estrada seja definitivamente construída. Ele lembrou que no ano de 2014, a administração cratense realizou parceria com o Departamento Estadual de Rodovias (DER), se comprometendo com a responsabilidade da avaliação do impacto ambiental causado pela construção, com documentos necessários para a liberação dos serviços no local.

Ano passo, o Município definitivamente concluiu os estudos, com investimentos de cerca de R$ 150 mil, repassando a documentação exigida para o ICMbio. O prefeito ainda destacou que tal cuidado é por o trecho da estrada estar inserido na Área de Proteção Ambiental (APA), da Chapada do Araripe.

“A autorização ambiental sempre foi o entrave desta obra, e, somente com essa autorização o DER, poderia seguir com o licenciamento ambiental junto à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE).

São anos de reivindicações da comunidade de Santa Fé, estrada de grande movimentação, tendo em vista o crescimento da comunidade nos últimos anos, além de ser área de escoamento de produção agrícola. O projeto, cujo processo de licitação já se encontra em andamento, inclusive com publicação de edital, agora é uma realidade. O financiamento da obra será do Governo do Estado, mas contando com essa importante parceria com a Prefeitura do Crato, por meio do compromisso firmado pelo prefeito. Nos últimos anos, já que a estrada é estadual, a administração do Crato vinha dando assistência constante para minimizar as dificuldades de tráfego na área.

O prefeito Ronaldo agradece a parceria da Regional 6 do ICMbio, na empreitada de uma tão esperada conquista para o Município do Crato. “Esse era um sonho da nossa gestão, que não medimos esforços para conseguir”, afirma.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis