Barbalha (CE): Milhares de fiéis participam de encerramento de festejos a Santo Antônio

Termina nesta segunda-feira, 13, a festa que se tornou Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. Após 15 dias de festejos intensos, será realizada a procissão de encerramento, com milhares de pessoas, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha. O cortejo acontece a partir das 16 horas de hoje, pelas principais ruas do Cidade, até a matriz de Santo Antônio, no Centro histórico.

Cerca de 60 mil pessoas devem participar da procissão, que conta com fiéis de todo o Cariri. O pároco da matriz, Cícero Alencar, afirma que é crescente o número de devotos do santo.

Essa foi a 306ª festa alusiva ao padroeiro. O pároco lembra que este ano, está sendo celebrado o ano da misericórdia e o tema da festa escolhido para reflexão foi “Santo Antônio nos conduz à Misericórdia do Pai”. Todos os dias, foram realizados os noitários nas comunidades, missas e, na parte social, os leilões, quermesses, reunindo no entorno da matriz os devotos de Santo Antônio.

Considerado o ‘santo casamenteiro’, a cada ano as promessas continuam em alta. Uma tradição que é alimentada pela fé dos que acreditam na forcinha a mais que Santo Antônio dá para que os enlaces se realizem. Este ano, a festa contou com uma inovação na pré-abertura. Na ‘Noite das Solteironas’, foi realizada cerimônia coletiva de casamento na matriz, com festa em plena quermesse.

Segundo o secretário da Cultura da cidade, Antônio de Luna, este foi um momento histórico para Barbalha, com a inserção da festa no cenário nacional, como Patrimônio Cultural Brasileiro. “Sinto-me muito feliz por estar vivenciado este momento”, afirma ele.

A preparação para a festa começa cedo, desde a escolha do Pau da Bandeira, este ano uma rama branca, com cerca de duas toneladas e 25 metros. Em meados de maio, os carregadores adentram à mata para retirar o tronco, que integra uma das principais atrações, além do cortejo dos grupos de tradição, na abertura das comemorações, no dia 29/05. Este ano, o esquema de segurança, com um cordão humano em torno do carregamento, no Centro da cidade, foi garantido. Além disso, técnicas antigas foram resgatadas durante o trajeto, para possibilitar melhores condições para o percurso de 6 km, até a matriz.

No Parque da Cidade, a movimentação, principalmente nos finais de semana, foi marcada por grandes atrações musicais e, o festival regional de quadrilhas, realizado na última quinta e sexta-feira, com prêmios e troféus para os ganhadores. Ontem, Dia dos Namorados, milhares de pessoas estiveram participando do encerramento da programação, que teve atrações como o cantor cearense, Marcos Lessa.

Os festejos a Santo Antônio de Pádua ocorrem desde o final do século XVIII, quando foi erguida uma capela em devoção ao santo, dando origem ao desenvolvimento da cidade de Barbalha. São quinze dias de festa em homenagem ao padroeiro. A data central é o domingo mais próximo de 31 de maio, dia do Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis