Plano destaca Geopark Araripe no ecoturismo

Geopark Cachoeira de Missão Velha
(Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri)
A Secretaria das Cidades, do governo do Estado, concluiu nesta semana, um plano de negócios para o Geopark Araripe, com o objetivo de impulsionar o turismo sustentável. O objetivo da medida é consolidar e ampliar o ecoturismo, em vista do potencial que a região oferece. Somente, com serviços de infraestrutura, há um aporte de R$ 10 milhões, com financiamentos do Bird.

Com área total superior ao equivalente a 360 campos de futebol, o Geopark é dotado de belezas naturais e valores culturais, transformando-o atraente aos turistas que buscam conhecimento, aventura e ecoturismo, além de possibilitar a imersão na cultura local. Neste contexto, o documento apresenta os principais vetores estratégicos, que visam desenvolver o local.

De acordo com Secretaria de Cidades, "o Geopark consiste em uma oportunidade única para o Governo do Estado alavancar e desenvolver no Ceará, um destino de turismo diferenciado, com capacidade de aumentar a movimentação turística dos mercados domésticos e internacionais motivados para viagens a áreas naturais detentoras de patrimônios ricos e diversificados".

Planejamento
O plano, elaborado pela empresa Personal Consultoria, teve período de execução de aproximadamente um ano. Nesse tempo, um grupo de técnicos realizaram várias visitas à região, imergindo em cada geossítio e comunidades do entorno para identificar os focos de atuação e as atividades necessárias para que o Geopark se estabeleça como destino turístico. A consultoria também realizou reuniões e entrevistas com os setores envolvidos com o turismo da região, como hotelaria, restaurantes, guias de turismo e artesãos.

Durante a elaboração do Plano, foram identificadas as atividades com maior potencial turístico, dentre as quais se destacaram o artesanato, turismo de aventura, geodiversidade local, cultura e gastronomia. A partir deste mapeamento foram estabelecidas cinco possíveis rotas turísticas, que envolve seis cidades: Juazeiro do Norte, Crato, Missão Velha, Barbalha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

De acordo com o coordenador executivo do Geopark, Idalécio Freitas, o plano é importante para auxiliar na compreensão das várias vertentes do Geopark Araripe ligadas ao Setor de Desenvolvimento Territorial. "Podemos ampliar as possibilidades de crescimento por meio de um modelo de negócios, visando o desenvolvimento de estratégias a curto, médio e longo prazo", disse. O professor destacou ainda que o "Geopark é um dos elementos fortes para que o plano avance, ele está consolidando com o destino turístico, por apresentar potencialidades diversificadas que vão desde a cultura, a exuberante beleza ambiental e natural".

Essa diversidade de atrativos, completa Idalécio, "torna o lugar propicio para vários tipos de turismo, como o turismo natural, de aventura, religioso, rural, comunitário, e principalmente, para o geoturismo. Assim, o Geopark se envolve diretamente, oferecendo uma oportunidade de interação com o público e a natureza diferenciada das demais modalidades do turismo", ressaltou o coordenador.

Infraestrutura
A gestão a também está concluindo obras de infraestrutura e melhorias dos Geossítios do Geopark. O investimento de quase R$ 10 milhões consiste em dotar os nove geossítios que compõem o Geopark de equipamentos e mobiliários urbanos, "que promovam qualitativamente a visitação e permanência de turistas, através da construção de quiosques, abrigos para descanso, salas de aula, sala multiuso", conforme explicou a Secretaria.

Dentre as obras já finalizadas, estão a reforma do restaurante, reconstrução da Cruz e Mirante, em Nova Olinda e a instalação de mobiliário urbano, além de serviços de pavimentação para estacionamento, sinalização, pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso à Cachoeira de Missão Velha. O GeoPark Araripe foi o primeiro geoparque das Américas reconhecido pela GGN (Global Geoparks Network) e é composto por nove geossítios que estão distribuídos em seis municípios da Região do Cariri: Batateiras (Crato), Pedra Cariri e Ponte de Pedra (Nova Olinda), Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz (Santana do Cariri), Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada (Missão Velha), Riacho do Meio (Barbalha), Colina do Horto (Juazeiro do Norte).

Mais informações
Geopark Araripe
Rua Carolino Sucupira S/N
Pimenta
Telefone: (88) 3102-1237

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis