Internos do sistema penitenciário do Cariri contarão com monitoramento eletrônico

A novidade tem início nesta sexta-feira, 6, às 9h, com uma audiência realizada no auditório da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Juazeiro do Norte (Ciops). A iniciativa estreia o monitoramento eletrônico no interior do Estado. Cinquenta equipamentos serão disponibilizados para a região.

A primeira audiência vai ser conduzida pelo juiz Péricles Victor Galvão de Oliveira, titular da 2ª Vara de Execuções Penais. Três apenados serão apresentados à audiência para que o juiz decida ou não pelo benefício do tornozelamento. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado com Polícia Militar e Poder Judiciário da região.

“Com o monitoramento eletrônico, vamos atuar em duas frentes. A primeira é oferecendo uma alternativa ao encarceramento e a segunda é dar uma segurança aos magistrados em casos nos quais a pessoa pode sair da unidade prisional, mas ainda precisa de algum acompanhamento”, pontua o secretário da Justiça, Hélio Leitão. O titular da pasta completa que nos próximos meses quer replicar a ação em Sobral.

Após a audiência, os equipamentos ficarão disponíveis na sede da Cosipe Cariri. Havendo uma decisão pelo uso da tornozeleira, o juiz encaminha sua decisão para Cosipe que fará a instalação do equipamento. A central de monitoramento dos tornozelados do Cariri funcionará junto à central que acompanha os apenados da Região Metropolitana de Fortaleza.

Caso haja alguma violação, os agentes penitenciários do Cariri entrarão em contato com a Polícia Militar, que fará a busca desse monitorado.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis