Barbalha (CE): Usina tem histórico de fracasso

Quem quis aproveitar o modelo dos pequenos negócios envolvendo os engenhos para aproveitamento agronegócio colecionou fracassos. É o caso da Usina Manoel Costa Filho, implantada em Barbalha, em 1973, por Fernando Júlio Maranhão. O governo do Estado fez várias tentativas de vendê-la, inclusive todo o equipamento que se encontra sucateado, mas as negociações têm sido malogradas.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, disse que o insucesso pode ser atribuído em parte pela pequena produção da região, que antes era vocacionada para os pequenos engenhos, e uma outra pelo baixo preço pago a matéria-prima, o que desmotivou os produtores da região. "O que aprendemos com essa lição é que deve haver um modelo de negócio, em que ninguém é excluído, nem os grandes, médios ou pequenos produtores", disse Saboya.

O presidente da Faec apontou o exemplo mais bem sucedido de implantação de indústria com investimento em produção agrícola própria e aquisição de matéria-prima de diferentes produtores aconteceu com a indústria de aguardente, instalada em Redenção.

Na sua opinião, esse é o norte que a indústria canavieira, como a usina de álcool deve tomar de agora em diante. Procurada pela reportagem, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) não quis se manifestar sobre o assunto.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis