Barbalha (CE): Teleférico do Caldas será tema de audiência pública

O Teleférico do Caldas, localizado no município de Barbalha, projeto do Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades será tema de audiência pública presidida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) que acontecerá nesta quinta-feira (12), a partir das 14h, no auditório da Câmara Municipal de Barbalha. Na ocasião a população local terá oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre os estudos ambientais da obra que tem como objetivo interligar a Vila do Caldas ao Mirante do Cruzeiro de onde pode-se contemplar o Vale do Salamanca, Centro Histórico de Barbalha, além de permitir uma vista privilegiada da encosta da Chapada do Araripe.

Avaliado em R$ 12 milhões o equipamento comportará quatro duplas de cadeiras de ida e volta, trajeto de 550m e subida de 180m de uma estação para outra. O teleférico terá velocidade normal de 1,4 m/seg. e capacidade de comportar 660 pessoas por hora. Ainda para o projeto está previsto um borboletário e uma praça localizados no alto do mirante.

Para o superintendente da Semace Ricardo Araújo o projeto está dentro dos parâmetros da legislação e seus impactos ambientais serão mínimos. De acordo com a SCidades, o equipamento contribuirá diretamente para o desenvolvimento turístico da região. “ Um dos objetivos é oferecer ao visitante excelência em serviços que agregue valor ao produto e gere empregos e oportunidades de negócios para a comunidade local”, informa a Secretaria.

A proposta de implantação é pautada pela premissa de que não será apenas um meio de transporte, mas um meio de visualização de toda a magnitude da Chapada do Araripe, permitindo a interação das pessoas com as funções ambientais das unidades de conservação e promovendo de forma direta ações de educação, proteção, preservação, conservação do bioma.

O distrito do Caldas está inserido em duas unidades de conservação federais de uso sustentável, a APA da Chapada do Araripe e Floresta Nacional do Araripe. “Apesar de ser evidente a importância da Chapada do Araripe para os municípios do Cariri, poucos conhecem a importância da primeira floresta nacional do Brasil, por isso trata-se mais que um equipamento turístico”, disse a SCidades.

Serviço:
Audiência Pública para apresentação dos estudos ambientais do Teleférico do Caldas em Barbalha-CE
Data: 12 de maio de 2016 (quinta-feira)
Local: Auditório da Câmara Municipal de Barbalha/CE, localizada na Rua 7 de Setembro, 78 – Centro – Barbalha-CE
Horário: 14 horas

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Comunicação/Secretaria das Cidades

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis