Barbalha (CE): Corte do Pau da Bandeira marca abertura dos festejos de Santo Antônio

O tradicional corte do pau da bandeira de Santo Antônio, neste município, movimentou a cidade na manhã desta terça-feira (17). O tradicional evento que marca a abertura dos festejos do padroeiro de Barbalha, o santo casamenteiro, reuniu religiosidade e cultura popular.

Logo nas primeiras horas do dia, os carregadores se reuniram na Praça da Matriz de Santo Antônio, no Centro, para depois participarem de um momento de oração na Igreja seguido pela benção. Após, o grupo seguiu para o Sítio São Joaquim, local onde foi selecionada uma “rama branca” dentre cinco outras indicadas. O tronco que vai servir de mastro da bandeira que demonstra o louvor a Santo Antônio, tem 25 metros de cumprimentos, 1,15m de circunferência e pesando cerca de duas toneladas.

O tronco foi carregado por dezenas de homens até a chamada cama do pau. “Ele ficará lá para perder umidade e peso. No dia 29 será levado nos ombros dos heróis carregadores até a matriz de Santo Antônio”, contou Rildo Teles, “Capitão do Pau”.

O secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Antônio de Luna lembrou que “o dia do corte é quando simbolicamente começa a festa. A cidade inteira entra no clima do festejo”. A festa de Santo Antônio é uma das mais conhecidas e tradicionais do Brasil. Este ano, as festividades do padroeiro serão realizadas entre os dias 29 de maio a 13 de junho.

Secular
Os festejos à Santo Antônio tiveram início ainda no século XVIII, antes mesmo do surgimento da cidade. Em 1928 foi oficializado e hoje é considerado uma das festas culturais e religiosas mais importantes do interior nordestino, além de ter sido incluída, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural do Brasil.

A festa envolve todos os segmentos de Barbalha e movimenta, também, cidades vizinhas do Cariri. O momento é celebrado sempre durante 13 dias. A data inicial é o domingo mais próximo de 31 de maio, dia do carregamento e hasteamento do Pau da Bandeira. Os carregadores percorrem cerca de sete quilômetros até a Praça da Matriz de Santo Antônio no centro de Barbalha, com o Pau da Bandeira às costas.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis