Saiba como evitar o câncer e viver com mais saúde

Comemorado em 8 de abril, o Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma data para conscientizar a população sobre a importância de adotar hábitos de prevenção contra a doença. Afinal, o segredo de como evitar o câncer também passa por mudanças em atitudes simples do dia a dia.

Segundo o IBGE, o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares, como infarto e hipertensão. De acordo com os dados, a doença é responsável por 15,6% dos óbitos do país por ano.

Principais causas e tipos de câncer
Uma série de condições pode contribuir para o desenvolvimento dos mais de 100 tipos de câncer que existem. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 80% e 90% de todos os casos estão associados a fatores externos, como tabagismo, exposição excessiva ao sol, hábitos alimentares, alcoolismo, medicamentos e fatores ocupacionais.

Com tantas variações e possíveis causas, parece difícil saber como evitar o câncer, mas algumas mudanças na alimentação e hábitos simples do dia a dia já contribuem para diminuir os riscos de vários tipos da doença.

O Inca também aponta que os tipos de câncer mais comuns no Brasil são o de pele, de próstata, de mama, de cólon e reto, de pulmão e de estômago.

Dicas de como evitar o câncer
Para saber como evitar o câncer de pele, principal tipo que atinge os brasileiros, é preciso ter muito cuidado com a exposição solar. Os raios UVA e UVB são responsáveis pelas alterações celulares que causam a doença. Por isso, é importante se proteger do sol, aplicando protetor solar várias vezes ao dia.

Outro fator de risco para vários tipos da doença é o tabagismo. Ele é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão. Fumar também é fator causador de 30% de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.

O consumo excessivo de álcool ainda potencializa os efeitos do tabaco e aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores, como no intestino, esôfago e fígado. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, consumir 18 gramas de álcool por dia é suficiente para aumentar significantemente o risco de câncer de mama.

Já um estudo realizado pelo Fred Hutchinson Cancer Research Center, especializado em pesquisas sobre câncer nos Estados Unidos, descobriu que o consumo de 50 gramas por dia, em homens, dobram as chances do desenvolvimento de câncer de próstata.

Os alimentos processados, que incluem enlatados e embutidos como mortadela, presunto, salame, mortadela, bacon e salsicha, são ricos em uma substância chamada nitrosamina, que é cancerígena. O consumo excessivo desse tipo de comida também é considerado um fator de risco para a doença.

Além das mudanças nos hábitos, consultar um médico periodicamente para fazer exames de rotina também faz parte das dicas de como evitar o câncer, ficando atento ao corpo para perceber qualquer sinal ou alteração.

Fonte: Doutíssima

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis