Enem 2016: Inscrições começam em maio e exame terá novidades

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem nos dias 5 e 6 de novembro, conforme anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na última semana.

Os candidatos podem realizar a inscrição a partir das 10h do dia 9 de maio até às 23h50 do dia 20 do mesmo mês. A expectativa é de que 8 milhões de estudantes prestem o exame, em 1.716 municípios. “Estamos usando o que tem de mais avançado em tecnologia para preparar o Enem”, afirmou o ministro.

A prova do dia 5 de novembro vai tratar dos temas relacionados a Ciências Humanas e da Natureza. Serão quatro horas e 30 minutos para responder ao questionário. No dia 6, será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática, com cinco horas e 30 minutos para concluir a prova. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e o fechamento será às 13h, seguindo o horário de Brasília, em todo o Brasil.

Os inscritos pagarão R$ 68 para realizar o Enem. Haverá a possibilidade de isenção para estudantes do Ensino Médio em escolas públicas e estudantes carentes, mas não será concedida isenção da taxa a estudantes que receberam o benefício em 2015 e não compareceram ao exame, exceto casos devidamente justificados.

Novidades
Entre as novidades para este ano está o aplicativo Hora do Enem, que reúne conteúdos, simulados, exercícios, plano de estudos personalizado, videoaulas e notícias atualizadas sobre a prova. Todos os alunos do ensino médio, das redes pública e particular, terão acesso à plataforma de estudos para o Enem, por meio de tablets, smartphones e computadores.

Também haverá, pela primeira vez na história do exame, o reconhecimento individual por impressões digitais. A coleta da biometria acontecerá no primeiro ou segundo dia de provas, impossibilitando que uma pessoa faça o exame no lugar de outra. As impressões digitais serão impressas na ficha de identificação do participante por meio de um selo gráfico, autoadesivo.

Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis