Barbalha (CE): Núcleo de estimulação precoce da Policlínica é inaugurado

O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) na Policlínica de Barbalha foi inaugurado ontem, com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana. Além de prestar assistência permanente a cerca de 750 crianças pelo SUS, essa unidade do complexo hospitalar da Faculdade de Medicina da UFC atua na área de ensino, pesquisa e extensão e é campo de atividades acadêmicas para os cursos de graduação, pós-graduação e residência multiprofissional na área da saúde.

A primeira-dama agradeceu a parceria com o Nutep, ligado à UFC, e reforçou a importância do atendimento das crianças nas policlínicas. “A gente sabe o quanto é importante para o desenvolvimento da criança. Se a gente identifica esse problema no início, estimula esse desenvolvimento, essas crianças terão uma qualidade de vida melhor”, pontuou.

Márcia, pró-reitora da UFC, se comprometeu em acompanhar as crianças atendidas na Policlínica de Barbalha com pesquisas da universidade. “Eu lanço o compromisso da universidade, de que se vocês precisarem de equipe para trabalhar as questões de pesquisas nesse núcleo que está sendo implantado hoje. A gente vai procurar pesquisadores de renome lá da universidade para poder captar esses dados e acompanhar essas crianças, porque isso é importante”, ressaltou.

Atendimento
“Hoje eu me sinto segura. Eu sei para onde eu vou trazer sempre. Todos os dias eu vou trazer ela para cá e ela vai ter o acompanhamento dos profissionais que ela precisa”. Essa é a sensação da dona de casa Hosana Borges, que agora conta com o atendimento de equipe multidisciplinar para acompanhar a filha Sara Elísia, de cinco meses, diagnosticada nos primeiros dias de vida com microcefalia. Sara faz parte de um grupo de 33 crianças dos municípios que integram a 21ª Região de Saúde (Barbalha, Juazeiro do Norte, Granjeiro, Caririaçu, Jardim e Missão Velha) que serão atendidas no Núcleo de Estimulação Precoce inaugurado, nesta quarta-feira (20), na Policlínica Regional de Barbalha, na Região do Cariri.

Das 33 crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor atendidas, 26 foram diagnosticadas com microcefalia, quatro com síndrome de Down, duas com paralisia cerebral e uma com síndrome de Edwards. Além da Policlínica de Barbalha, as unidades de Caucaia, Russas e Sobral também estão acolhendo e atendendo as crianças.

Capacitação
O Nutep capacitará profissionais de equipes multidisciplinares formadas por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros de 19 policlínicas regionais do Estado este ano. O objetivo é implementar serviços de estimulação de crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor. Ou seja, com atraso no desenvolvimento, como crianças prematuras, com síndrome de Down, paralisia cerebral e microcefalia, por exemplo.

Três turmas de profissionais receberão o treinamento e a consultoria técnica. A primeira, composta pelas policlínicas de Pacajus, Caucaia, Baturité, Russas, Limoeiro, Sobral, Tianguá, Crateús, Camocim e Barbalha, está em treinamento. Além dos profissionais que serão capacitados pelo Nutep, a equipe dos Núcleos de Estimulação também conta com neuropediatra, responsável por diagnosticar as crianças.

ANDRÉ COSTA 
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis