Potengi (CE): 12 escolas fecham por causa da dengue

O elevado número de casos suspeitos de dengue em Potengi, município da região do Cariri a cerca de 400 km de Fortaleza, levou à suspensão de aulas em 12 escolas municipais da cidade, prejudicando cerca de 2 mil alunos. Embora não aja nenhum caso confirmado de dengue, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a Secretaria de Saúde local estima que cerca de três mil dos 10 mil habitantes estejam com suspeita de dengue. Ou seja, 30% de toda a população pode estar com a doença

A epidemia estaria ocorrendo há, pelo menos, 15 dias. Dez escolas cancelaram as atividades na semana passada e outras duas fizeram o mesmo nesta segunda-feira (29). A decisão de suspender as aulas decorreu diante do alto número de professores apresentando sinais da enfermidades. Cerca de 120 dos 200 professores do município apresentam sintomas da dengue.

Na única unidade de Saúde Mista da cidade, as filas não param de crescer. Somente nesta segunda-feira, 230 pacientes deram entrada com os mesmos sintomas relacionados à dengue: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, perda de apetite e manchas pelo corpo.

Segundo a assessoria de comunicação da Sesa, “o município só começou a notificar a Secretaria nesses últimos dias”, o que explica a ausência de casos confirmados no boletim semanal divulgado no último dia 19. Ainda conforme a assessoria, no boletim a ser divulgado no próximo dia 04, sexta-feira, “provavelmente Potengi passe a ter casos confirmados de dengue”.

Prefeito também foi afastado por suspeita de dengue
O prefeito Samuel Tenório, afastado de suas atribuições há duas semanas devido à doença, considera que a grande quantidade de pessoas acometidas pelo mosquito deve-se ao “descaso da população”. Segundo ele, o município tem realizado ações no tocante ao combate e a informação, mas “cabe a cada um dos moradores manter suas casas limpas e sem focos do mosquito”.

A avaliação do gestor municipal se reflete nos números divulgados pela vigilância epidemiológica da cidade. Nove em cada dez imóveis visitados pelos agentes, apresenta o foco do mosquito Aedes Aegypti. Segundo a Secretaria de Saúde de Potengi, cinco casos de dengue já foram confirmados. O laudo demora até duas semanas para ser emitido. Já quando existe suspeita para as três o zika vírus e chikungunya o diagnóstico demora mais.

Capacitação
A Sesa ressaltou que “todos os 184 municípios cearenses recebem apoio na prevenção e controle do mosquito, com distribuição de material educativo e envio de larvicidas e telas para vedar caixas d’água”. Ainda conforme a Secretaria de Saúde, na semana passada, 450 médicos e enfermeiros do Cariri – contando, inclusive, com profissionais de Potengi – passaram por capacitação sobre doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O treinamento aconteceu na cidade do Crato.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis