Ministro das Comunicações anuncia projeto piloto de inclusão digital, no Cariri

Um projeto piloto voltado para a inclusão digital de romeiros, com Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produtores familiares, à cultura e ao meio ambiente foi debatido na tarde de ontem, no campus do Pimenta da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Crato, com a presença do ministro das Comunicações, André Figueiredo, e representantes de universidades regionais e instituto de tecnologia.

Na ocasião, ele anunciou que este ano haverá uma edição especial de selos dos Correios com a temática dos nove geossítios do Geopark Araripe, além de um central, em homenagem aos 10 anos do projeto, e outro para marcar o centenário de Miguel Arraes. A autorização com essa finalidade sairá na próxima semana.

O secretário de Inclusão Digital do ministério, Américo Bernardo, apresentou o projeto de formação por instituição para o plano piloto, envolvendo o desenvolvimento regional, com a Urca, UFC e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no intuito de debater uma formatação desse trabalho, com prazos determinados para encaminhamento junto ao ministério. Conforme o ministro, esse é um projeto de integração regional, a partir das iniciativas a serem desenvolvidas no âmbito da inclusão digital.

O ministro destacou a importância desse processo de formação, ao destacar números relacionados ao acesso digital das classes D e E, que chega a pouco mais de 20% dessa população, ficando 80% desassistida de internet. Ele ressaltou a importância de uma ação conjugada, na elaboração de pesquisas, para a interligação digital entre cidades da região, passando por aplicativos relacionados à cultura, além da possibilidade de trabalhar na alfabetização digital dos romeiros.

O projeto piloto, segundo André Figueiredo, é para trabalhar em outras instituições, e possa extrapolar a dimensão estadual. “Como o Cariri é uma região que atinge outros estados da federação, temos que fazer todas as ações, inclusive com a possibilidade de ter aqui um centro de recondicionamento de computadores, que é um dos projetos do ministério”, completa.

O ministro André Figueiredo, ainda ressaltou o momento que atravessa o país. Ele disse que é uma realidade que requer muita atenção, mesmo que haja uma população insatisfeita, o que reconhece ser legítimo. Mas, por outro lado, existe um governo democraticamente eleito. Ele ainda afirma que qualquer mal feito ou desvio de conduta, deve ser apurado e devidamente penalizado. “Precisamos serenar os ânimos. Toda essa crise leva a um agravamento da crise e não é melhor para ninguém”, diz.

TV para o Crato
O ‘Programa Brasil Inteligente, Internet Ligando a Gente’, vai ser lançado no início de abril, com rede de alta velocidade, para 28 mil escolas brasileiras. A finalidade é também chegar com fibra optica em 75% dos municípios do País e lançar o satélite até o final do ano. Em relação à TV para o Crato, dia 22 a cidade terá a visita de pessoas da Empresa Brasil de Comunicação, que gera a programação da rede Brasil e da NBR, para que já possam ver um local para instalar a geradora de imagens no Município.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis