#EstouComLula é termo mais citado no Twitter em todo o mundo

Apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva emplacaram a hashtag #EstouComLula no trending topic mundial do Twitter na manhã desta segunda-feira (21). Na semana passada, Lula foi empossado ministro-chefe da Casa Civil, mas o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes suspendeu sua posse. O governo recorreu da decisão, mas apenas depois da Semana Santa é que essa questão será tratada pelo Supremo.

A hashtag # EstouComLula começou a crescer por volta das 9h, segundo gráfico do site Hashtags.org, com estimativa de 5.100 tuítes por hora. Outra hashtag política do dia é "Serra e Temer", mas esta está apenas entre os trending topics do Brasil. No caso, o senador José Serra (PSDB-SP) afirmou ao jornal "O Estado de S. Paulo" que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) deve assumir compromissos com a oposição e com o país caso a presidente Dilma Rousseff seja afastada da Presidência.

O nome de Lula tem aparecido com mais força na internet brasileira no mês de março por conta de ter sido envolvido nas investigações da Operação Lava Jato. Em 4 de março, ele foi levado para depor à Polícia Federal sob condução coercitiva, mas foi liberado no mesmo dia. A palavra "Lula" alcançou o primeiro lugar entre os assuntos mais comentados no mundo pelo Twitter na ocasião.

Na semana passada, o juiz federal Sérgio Moro liberou o sigilo de grampo telefônico com conversa entre Lula e a presidente Dilma Rousseff, no qual ela cita o termo de posse para o cargo de ministro. Opositores argumentam que o cargo foi dado a Lula para protegê-lo de uma eventual prisão pela Operação Lava-Jato. Além disso, Lula passaria, na visão dos oposicionistas, a ditar para Dilma os próximos passos do Executivo, passando a liderar o governo na prática. Internautas satirizaram a situação com vários memes.

O cenário político também levou à criação de páginas parodiando os acontecimentos. A LulaLeaks traz frases do ex-presidente retiradas dos grampos telefônicos realizados pela Polícia Federal com a autorização de Sérgio Moro. Há ainda outra página que satiriza a guerra de liminares, que ora autorizava a posse de Lula como ministro, ora suspendia a nomeação. "Neste momento, Lula é ministro?".

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis