Crato (CE): Semace apreende 14 animais silvestres

Durante operação da Diretoria de Fiscalização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizada nesta quinta-feira (10), no município do Crato, 14 animais silvestres foram apreendidos. As apreensões ocorreram por meio de denúncia atingindo três residências. De acordo com o diretor de fiscalização da autarquia, Tiago Bessa, os animais serão destinados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Fortaleza, e quando tiverem condições clínicas adequadas serão soltos em seu habitat natural.

A ação de fiscalização foi motivada por denúncias ao Disque Natureza da Semace além de processos administrativos abertos na Diretoria de Fiscalização (Difis) da superintendência. Na ocasião foram apreendidos quatro canários da Terra, três galos Campina, dois sabiás da Mata, dois papagaios Verdadeiros, um Periquito da Caatinga, um Azulão e um Caboclinho. “A guarda doméstica de animais silvestres sem autorização traz prejuízos por vezes incalculáveis e irreparáveis à biodiversidade uma vez que altera o equilíbrio ecológico por meio de impactos na cadeia alimentar, nos nichos ecológicos das espécimes e na capacidade reprodutiva da espécie. Animal bonito é o que está livre!”, disse Bessa.

A Difis da Semace tem buscado coibir essa prática que, apesar de cultural, é ilegal visto que a posse de animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização é crime ambiental passível de detenção de seis meses a um ano, além da multa. As multas aplicadas na operação foram baseadas no Artigo 24 do Decreto Federal Nº 6.514/2008, e variam de R$ 500,00 a R$ 5.000, conforme a quantidade de animais em posse do infrator.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis