Crato (CE): Lançado o PAA, com a presença de técnicos e agricultores

Lançado em Crato para os agricultores mais uma etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no auditório do Lacen, com a presença de técnicos e produtores cadastrados do Município. Este ano, o programa cresce em número de participação, com 42 cadastrados, e o investimento por parte do Governo Federal, que será de R$ 257,8 mil. Esse valor será usado na efetivação das compras dos produtos até o mês de dezembro, com benefício direto ao agricultor familiar e repasse dos alimentos para 10 entidades e ao Mesa Brasil, do SESC, com mais de 11 mil pessoas cadastradas no Município.

O secretário de Agricultura, Henrile Pinheiro, afirma que esse é o início do PAA para o ano de 2016, destacando a parceria do Governo do Estado com o Governo Federal e o Município. A partir desta semana estarão sendo recebidos produtos dos 42 agricultores cadastrados e aprovados, com distribuição nos cinco Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Crato, Apae, casas de apoio, abrigo Jesus Maria José, Pastoral da Criança, e o Mesa Brasil.

Em 2013, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado trouxe a proposta para o Crato, aceita desde o início, com o apoio do Prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos. Antes eram apenas dois fornecedores, com um acréscimo significativo até hoje. Com isso, o secretário afirma que o ideal é que se chegue a 200 produtores, mas por conta da estiagem dos últimos anos, ainda não tem sido possível.

Enrile Pinheiro avalia a confiança dos agricultores nessa proposta, desde o começo, com o trabalho de cadastramento, e afirma que o projeto vem crescendo, dentro de uma ação multiplicadora, envolvendo os pequenos produtores, com o cultivo da agricultura familiar e manufaturados. “Importante que aumentem a sua produção e consequentemente a renda das famílias. O difícil para o pequeno produtor não é produzir, mas comercializar”, diz. O PAA, segundo ele, é a alternativa encontrada para melhorar a receita das famílias.

Produtores destacam importância do Programa
O agricultor Ronaldo Góes afirma que o PAA é uma forma de dar um rumo à sua produção. Antes ele não tinha comércio garantido, para vender o seu produto. Ele ressalta que a secretaria tem sido fundamental nesse processo. “Temos uma garantia de venda do nosso produto, durante o ano. O projeto veio somar para o pequeno agricultor”, afirma. O produtor José Sabino, do sítio Romualdo, diz que o programa veio ajudar e facilitar o trabalho do pequeno, que é sofrido. “Com toda dificuldade é melhor do que o comércio, porque dá uma segurança”, completa.

Para o técnico agrícola, Vicente Lúcio, o programa é um dos mais completos em nível de agricultura familiar, com um objetivo específico e produtivo, de incentivo, e com isso o produtor pode receber o dinheiro, com o seu trabalho, para manter a família. “Importante não deixar esse homem ocioso, sem um ganho, e ele possa vender sua produção com preços atualizados. É um grande programa e é muito importante a continuidade por mais um ano”, avalia.

A coordenadora do Programa, Jéssica Taiane, destaca esse momento do início do programa, com o benefício para 10 entidades, além de ressaltar que os agricultores estão satisfeitos e com tempo de se organizarem. Ela cita a inserção esse ano de produtos processados, bolos e sequilhos, e outros de origem animal. “Vai ser concluída mais uma etapa, e terá reunião com as entidades, para ver como ficará o calendário de entrega”, diz ela. Cada produtor poderá comercializar até R$ 6.500.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis