Ação contra Lula é 'tentativa de golpe da direita e PF', diz Guimarães

O deputado federal José Guimarães, líder do Governo na Câmara, afirmou que a ação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (4) é uma "tentativa de golpe da direita, de setores da Polícia Federal, do Ministério Público e de grande parte da mídia". Guimarães reuniu sindicatos e movimentos sociais que apoiam Lula para uma mobilização nacional com manifestações em apoio ao ex-presidente.

Lula é alvo da 24ª fase da Operação Lava Jato, que foi deflagrada nesta sexta. Além do depoimento, foi realizada busca a apreensão em sua casa, na sede do Instituto Lula e outros locais ligados ao petista. Investigadores suspeitam que o ex-presidente tenha recebido vantagens indevidas de empreiteiras suspeitas de desvios na Petrobras.

"Foram além do limite, e a militância do PT tem que reagir. Em nome da democracia temos que dizer 'não' ao golpe. A agenda do país mudou, e temos que ter uma agenda de combate ao golpe iniciado pela oposição. Nós vamos incriminar a oposição por ferir a soberania popular", defendeu o deputado. "Do ponto de vista do Congresso, nós vamos denunciar a ação contra Lula", completou o deputado.

Guimarães disse ainda não ser contra a investigação de Lula, mas afirmou estar "indignado" contra o que chamou de "criminalização seletiva". "Não somos contra a investigação, o que somos contra é a criminalização seletiva por parte de segmentos da oposição. Jamais o Lula merecia esse espetáculo midiático. Sempre que solicitado ao presidente Lula, ele prestou todos os depoimentos."

Segundo a direção do partido no Ceará, algumas capitais brasileiras já têm uma agenda de mobilização em prol de Lula programada. Nas demais cidades, haverá organização de eventos e mobilizações até 31 de março.

Defesa de Lula
Em São Paulo, Lula diz que se sentiu "prisioneiro" por ter sido levado coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal. Ele depôs no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo e, em seguida, foi à sede nacional do PT, no Centro da capital paulista, onde fez um pronunciamento.

O presidente afirmou ainda que "acertaram o rabo da jararaca", mas "não mataram". E também falou sobre a presidente Dilma Rousseff: "Não permitem que a Dilma governe esse país".

Depoimento na PF
"Me senti prisioneiro hoje de manhã", afirmou diante de militantes. "Já passei por muita coisa na minha vida. Não sou homem de guardar mágoa, mas nosso país não pode continuar assim."

Ele disse que "jamais se recusaria a prestar depoimento. Não precisaria ter mandado uma coerção". "Era só ter convidado. Antes deles, nós já éramos democratas." "Se o juiz [Sérgio] Moro e o Ministério Público quisessem me ouvir, era só ter me mandado um ofício e eu ia como sempre fui porque não devo e não temo", declarou.

Investigações
De acordo com o Ministério Público Federal (PMF), a ação foi deflagrada para aprofundar a investigação de possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro oriundo de desvios da Petrobras, praticados por meio de pagamentos dissimulados feitos por José Carlos Bumlai e pelas construtoras OAS e Odebrecht ao Lula e pessoas associadas.

Há evidências de que o ex-presidente recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reforma de um apartamento triplex e do sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora. Também são apurados pagamentos ao ex-presidente, feitos por empresas investigadas na Lava Jato, a título de supostas doações e palestras.

No dia 29 de fevereiro, o procurador da República Deltan Dallagnol enviou uma manifestação à ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendendo que uma investigação em curso sobre propriedades atribuídas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja mantida dentro da Operação Lava Jato, a cargo do Ministério Público Federal no Paraná.

Coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, Dallagnol destacou que possíveis vantagens supostamente recebidas por Lula de empreiteiras teriam sido repassadas durante o mandato presidencial do petista.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis