UnB cria cápsula de antioxidante com óleo de pequi; estudo durou 18 anos

Após 18 anos de pesquisa, a Universidade de Brasília (UnB) desenvolveu o primeiro suplemento vitamínico feito de óleo de pequi. A fruta, apreciada na cozinha goiana, funciona como anti-inflamatória e antioxidante. A compra do produto pode ser feita pela internet.

O óleo passa por um processo para tirar o cheiro e o gosto forte. Os pesquisadores da UnB também descobriram que o fruto ajuda a baixar a pressão, combate a formação de gordura no sangue e o colesterol ruim.

Durante dois anos, o óleo de pequi foi usado, como teste, por pacientes com lupus, que é uma doença inflamatória, e atletas que precisam de um esforço físico extremo.

Testes
Na primeira fase de testes com o produto, cientistas observaram a capacidade antioxidante do extrato e do óleo de pequi em células cultivadas. Em seguida, testes feitos em camundongos confirmaram as propriedades da planta nativa do cerrado de anular o efeito dos radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento.

Na terceira etapa de testes, o óleo e extrato foram ministrados em um grupo de 60 maratonistas. Segundo a UnB, por exercerem atividade física intensa, eles produzem mais radicais livres.

Exames feitos após a realização de uma maratona mostrou que os atletas que tomaram as cápsulas de óleo e do extrato de pequi tiveram menos danos celulares dos que os que não tomaram.

O professor da UnB Cesar Koppe afirmou que a descoberta pode colaborar para conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o cerrado. "Ainda existem muitas espécies que podem ser trabalhadas: o baru, a arniquinha e o arnicão, todas elas abundantes ainda em áreas de preservação como a Chapada dos Veadeiros", disse.

Fonte: G1 DF

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis