Por ampla maioria, professores da URCA decidem pelo retorno às aulas na segunda-feira (29)

Por ampla maioria de votos, foi encerrada no final da manhã desta quinta-feira, a greve dos professores da Universidade Regional do Cariri (URCA), deflagrada há quase três meses, deixando mais de 10 mil estudantes sem aulas. Os alunos aguardam ansiosos pela retomada do período letivo, que acontece na próxima segunda-feira, dia 29.

A assembleia do Sindicato dos Professores da Universidade Regional do Cariri (Sindurca) foi marcada após a publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará, na última terça-feira, do edital que abre as inscrições para 42 vagas de professores efetivos da Instituição. As inscrições dos docentes para os diversos departamentos acontecem a partir de 7 de março, tendo 20 dias úteis posterior a essa data para os interessados que quiserem se inscrever. Os salários ofertados vão de R$ 6.309 a R$ 11.793,95.

Mesmo com diversas falas para acontecer na assembleia, professores reivindicaram a realização da votação pelo retorno das aulas, um dos principais quesitos para serem avaliados durante a reunião, sem aguardar todos os posicionamentos, dando continuidade após à votação aos debates posteriores. Com isso, venceu o item para a realização da votação prevista para ocorrer às 11 horas.

O Reitor da Universidade acompanhou todo o processo e disse que várias lições podem ser tiradas do movimento, dentre elas, de que o auditório do Salão de Atos, onde aconteceu a votação desta quinta-feira, deve estar lotado sempre que houver as assembleias de professores, para defender sua categoria, e não deixar que interesses individuais ou menores predominem sobre o interesse institucional. Para ele, essa é a principal lição.

O Reitor ainda avalia que foi necessário haver mais diálogo, já que não foi um coro em uníssono de professores em favor da greve. Ele disse que todos que chegaram até a reitora para esclarecimentos foram atendidos nesse propósito, em relação aos atrasos na publicação do edital.

Segundo Patrício Melo, na próxima semana será avaliado o calendário acadêmico proposto pelo CEPE, com questões a serem avaliadas e encaminhadas, de maneira que não venha causar prejuízos para os estudantes e a comunidade acadêmica, quanto ao período estipulado das aulas.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis