Estudo sugere que semana escolar mais curta melhora o aprendizado

Semanas escolares de apenas quatro dias podem ter um impacto positivo na performance acadêmica dos alunos nos primeiros anos da educação básica. Isso é o que afirma uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado da Geórgia e pela Universidade do Estado de Montana, nos Estados Unidos.

O estudo observou o efeito da semana escolar de apenas quatro dias nos níveis de leitura e matemática de crianças entre 4 e 5 anos no Colorado. Enquanto a semana mais curta não teve nenhuma alteração na habilidade de ler, os resultados dos testes de matemática tiveram uma melhora significativa entre as crianças que foram um dia a menos para a escola.

Um grande número de escolas nos Estados americanos do Colorado, Novo México e Wyoming já introduziram o sistema de aulas em apenas quatro dias da semana. Apesar de ter um dia a menos, essas instituições condensaram nesses dias o mesmo número de horas que uma semana escolar de cinco dias teria.

"O que me chamou a atenção foi que os resultados foram completamente o oposto do que imaginávamos", contou Mary Beth Walker, uma das pesquisadoras da Universidade do Estado da Geórgia. "Imaginávamos, especialmente para os mais novos, que dias mais longos numa semana escolar menor iriam prejudicar a performance acadêmica porque os períodos de atenção deles são mais curtos."

Os pesquisadores, contudo, ainda não sabem explicar exatamente como uma semana escolar menor pode impactar nas notas das crianças, mas eles têm algumas suspeitas. "Minha hipótese é que os professores gostaram tanto da ideia que estão trabalhando melhor", diz Walker. "Há algumas evidências de outros estudos que semanas de trabalho de quatro dias podem aumentar a produtividade."

Este estudo inicial só foi realizado em distritos escolares rurais e ainda são necessárias mais pesquisas para mostrar se a semana escolar de quatro dias também pode beneficiar as crianças que vivem nas grandes cidades.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis