A atual política do Crato e o Maquiavelismo*

Nicolau Maquiavel foi um historiador, poeta, diplomata
e músico italiano do Renascimento.
Maquiavelismo é a denominação que se dá à doutrina política emanada do livro O Príncipe de Maquiavel, escrito por Nicolau Maquiavelem 1513.

Uma das frases, ou melhor, uma das ideias do livro mais conhecida é: “Os fins justificam os meios”.

Mais de quatro séculos nos separam da data da publicação do livro, mas, parece que foi ontem diante dos últimos acontecimentos da politica do Crato.

Nunca se viu tanta oposição e tanta vontade de se chegar o poder driblando a vontade popular das últimas eleições como agora.

Recententemente, acompanhamos, uma fiscalização de um grupo de vereadores a um posto de saúde, mais precisamente, na Vila Padre Cícero, onde foram encontrados, segundo os mesmos, vários remédios vencidos.

Logo em seguida, foi divulgado um vídeo, desse grupo de vereadores conversando com a principal envolvida na fiscalização. Ao final do vídeo, o atual presidente da Câmara dos Vereadores saca algo de sua carteira e entrega a mesma.

Semanalmente, ou melhor dizendo, diariamente, são criados novos fatos com o único objetivo, de provocar um movimento popular, que finde pelo afastamento do Prefeito.

Essa semana não foi diferente. Na segunda feira, foi anunciado a possível apresentação de um vídeo do ex secretário de finanças do Crato pedindo dinheiro a um fornecedor.

Na terça, quando todo mundo esperava o dito vídeo, foi apresentado de um calceteiro dizendo que recebia dinheiro da mão do Prefeito.

O denunciante, sem qualquer credibilidade, não atingiu o seu objetivo.

Foi daí, que do nada, se solicitou a realização de uma audiência itinerante no Bairro Alto da Penha, tendo como principal objetivo, em seu requerimento, a discussão do ABC do Alto da Penha.

Muito dos vereadores não entenderam o motivo da sessão ter sido marcada para o dia 19 de fevereiro, uma sexta-feira. às 18:30, data que a população aproveita, para jantar fora, sair com os amigos, e raramente da publico nos eventos políticos realizados nesse dia

A audiência da câmara dos vereadores itinerante, tem como principal objetivo, escutar as reivindicações da população. Por isso mesmo, nessas sessões, só são votados projetos que tenham o consenso da casa, e assim não tomam o tempo dos edis.

A pauta da sessão foi publicada constando 06 projetos, todos de consensos na casa.

Contudo, por volta das 13.40 do dia de hoje, foi publicada nova pauta, adicionando mais um projeto. Era o pedido de afastamento do Prefeito.

Guardado a sete chaves, desde que foi dado entrada, poucos vereadores tiveram acesso ao mesmo.

Bastou isso, para os demais vereadores entenderem o que estava acontecendo. Marcaram a sessão para o dia 19 a noite, porque era o dia que o Vereador Paulo de Tarso casaria, e alguns vereadores iriam para prestigiar o seu casamento.

E sendo assim, seria o dia, mais provável, para a base do prefeito ter menos vereadores.

Juridicamente, a sessão estaria toda nula, mas de fato, o Prefeito seria afastado, gerando toda repercussão negativa para o gestor.

Possivelmente, no primeiro dia útil, já se tivesse uma ordem judicial suspendendo os efeitos daquela sessão, mas, a imprensa do Ceará, e do Brasil, já teriam noticiado o afastado do prefeito.

Os Vereadores notando essa vontade explicita de ludibriar por parte do Presidente da Câmara, decidiram em consenso, de não participarem da sessão.

Aguardem os próximos capítulos de “O Presidente” de Maquiavel.

*Texto que circula nas redes sociais

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis