Juazeiro do Norte (CE): Aeroporto registra aumento de fluxo

Mesmo em tempos de oscilações na economia, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, obteve uma elevação no fluxo de passageiros, até novembro do ano passado, em relação ao mesmo período do ano anterior, e fechará o ano com 2% de aumento na demanda de usuários dos serviços. No período, foi registrado aumento de 1,3% na movimentação no terminal.

A estimativa da Secretaria de Aviação Civil é de que o mês de dezembro, que ainda não teve os dados consolidados, tenha encerrado com incremento de 1,14% na movimentação aeroportuária do País, com cerca de 157,6 mil pousos e decolagens. No caso do Cariri, o aumento será superior e mais três voos incrementam a estatística, chegando à alta temporada de dezembro e janeiro com mais 2%.

De janeiro a novembro de 2015, o Aeroporto de Juazeiro do Norte registrou 389.318 embarques e desembarques. Em 2014, durante igual período, foram contabilizados 384.141 voos. Conforme e assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no momento não há pedido de novos voos regulares para o Aeroporto Regional.

A ampliação do terminal de passageiros possibilitou níveis de conforto aos usuários, oferecendo mais assentos, banheiros e áreas comercias, além de aumentar a capacidade do terminal aeroportuário de 400 mil passageiros recebidos por ano para 950 mil pessoas.

A inauguração aconteceu em 2014, resultado de reivindicações de vários anos, com o aumento constante na demanda de usuários. Os problemas vinham prejudicando a oferta de novos voos a partir da região. Ao todo, R$ 2,1 milhões foram investidos nessa melhoria, com a construção de dois módulos operacionais provisórios, ampliando as áreas de embarque e desembarque.

No momento, o aeroporto opera dentro de sua capacidade. O equipamento vinha, nos últimos anos, contando com um desenvolvimento crescente, principalmente em relação à demanda de voos, o que acabou gerando um movimento pela melhoria do local.

O terminal começou o primeiro trimestre de 2015 com uma movimentação menor na quantidade de usuários. A perspectiva de aumento veio apenas a partir do mês de julho, com a operação de mais dois destinos, implementados por meio da empresa aérea TAM, em linhas para Recife e Brasília.

Queda no trimestre
Segundo a Infraero, nos primeiros três meses do ano passado foram registrados 1.652 pousos e decolagens no aeroporto local, registrando uma queda de 2,3% em relação a igual período do ano anterior, com 1.691 operações. As reduções, conforme o coordenador de Turismo do Município, Roberto Celestino, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte, se deu principalmente em função da situação conjuntural no Brasil, motivada pela crise na Economia nacional.

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes registrou uma demanda de passageiros em 20,4% de janeiro a maio de 2014, acima do verificado em igual período em 2013, segundo números de embarque e desembarque levantados. Foram 177,6 mil pessoas que passaram por ele nos cinco primeiros meses de 2014, com registros de 147,5 mil usuários dos serviços.

O aeroporto, que vem registrando aumento de demanda significativa desde 2014, já conta com a ideia da instalação de um novo terminal. A área atual, antes da desapropriação, era de 1.288,740 metros quadrados. Com a inserção de 486 mil m², o equipamento fica com 1.774,740 m². Com esse espaço, conforme a Infraero, haverá condições de melhorias relacionadas à segurança, área de manobra, pista de táxi, entre outras alternativas, proporcionando melhor infraestrutura aeroportuária. Contudo, não há ainda nenhuma perspectiva de implementação do novo espaço.

O aumento da demanda por transporte aéreo doméstico, que em janeiro de 2015 registrou crescimento de 9,1%, acabou influenciando a TAM Linhas Aéreas ao anúncio dos novos voos em três aeroportos do País. Além do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, os aeródromos que tiveram autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar foram do interior de São Paulo, em Bauru e São José dos Campos.

O superintendente da Infraero, Nilson Suassuna, destacou o conjunto de melhorias realizadas em torno do Aeroporto de Juazeiro do Norte. Ele especificou a mais recente, no caso, a ampliação do estacionamento, lembrando que o anterior não atendia mais à demanda de público. O aeroporto é um dos principais instrumentos para o desenvolvimento do Cariri e conta com voos diários da Gol, Azul, Avianca e TAM.

Um trecho de aproximadamente 1 quilômetro da Avenida Virgílio Távora, área de acesso ao local, foi duplicado. Houve a inserção de uma ciclovia, canteiros centrais, calçadas largas, e asfaltamento na Rua Pedro Henrique de Souza, outra opção de tráfego na direção do Aeroporto, com modernização da Avenida Manoel Coelho de Alencar. No momento, a administração municipal está concluindo a construção da Praça do Aeroclube ao lado do terminal.

Crescimento da região passa pelo terminal
O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, é um dos referenciais do desenvolvimento regional do Cariri. Ao longo da última década, com o implemento de novas universidades na região, o crescimento econômico e o turismo, houve aumento considerável no número de voos e a operacionalidade por meio de novas empresas.

O processo de crescimento exigiu uma nova infraestrutura, com a construção de Módulos Operacionais Provisórios (Mops), e a implementação de área de embarque e desembarque de forma ampliada, para atender à demanda de passageiros.

A capacidade anual passou de 450 mil passageiros no local para 950, alternativa para fazer o equipamento operar dentro da capacidade. Mas, como forma de possibilitar perspectivas de construção de um novo terminal, foi incorporada uma nova área ao local de 486 mil m², perfazendo um espaço de 1.774,740 m².

Mais informações
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes
Avenida Virgílio Távora, 4000
Bairro Aeroporto
Telefone: (88) 3311-6524

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis