Ferrovia Transnordestina atrasa pagamentos, e dívidas geram transtornos

O fim do ano foi desagradável para centenas de operários, fornecedores e donos de máquinas alugadas para as obras de construção da Ferrovia Transnordestina, nos municípios de Iguatu e Cedro, na região Centro-Sul do Ceará. Os serviços estão paralisados desde o início de dezembro. Segundo funcionários, as dívidas estão em torno de R$ 3 milhões e os atrasos de pagamentos chegam a cinco meses.

Alguns operários estão com três meses sem receber salários e houve demissões desde novembro passado. Alguns fornecedores e donos de máquinas que foram alugadas estão há cinco meses sem receber os devidos pagamentos. Restaurantes, oficinas e hotéis também reclamam de dívidas a serem quitadas.

Além desses problemas, há transtornos que são reclamados por moradores das comunidades rurais atingidas pela obra. A proximidade do período chuvoso traz preocupação para cerca de 500 famílias residentes nas localidades de Junco, Logradouro, Atoleiro, Croatá, Várzea de Fora e Cajás, que foram afetadas diretamente pelos serviços de desvio de estradas.

A obra está sob a responsabilidade da empresa Marquise, mas os serviços de construção foram realizados pela construtora Tecomar, que seria uma subempreiteira. O escritório da Tecomar nesta cidade foi fechado há mais de uma semana. Recentemente, operários e donos de máquinas alugadas à empresa procuraram a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu para registrar Boletim de Ocorrência (BO) sobre atrasos no pagamento dos serviços prestados.

A Marquise informou que esclarecimentos sobre a obra são fornecidos somente pela Transnordestina Logística (TSLA). A Assessoria de Imprensa da TSLA, por meio de nota, não esclareceu os problemas: "A obra de construção da ferrovia Transnordestina tem 55% de avanço total. Envolve atualmente quatro mil trabalhadores e 1,7 mil equipamentos de grande porte. No Ceará, há obras em 200Km, entre os municípios de Missão Velha e Piquet Carneiro. De Piquet Carneiro até o porto de Pecém, as obras estão em fase de contratação". A empresa informou, ainda, que não há paralisação dos serviços, mas recesso de Natal.

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis