Dilma e Obama acertam cooperação para criar vacina contra o zika vírus

A Secretaria de Imprensa da Presidência informou nesta sexta-feira (29) que a presidente Dilma Rousseff telefonou para o colega norte-americano Barack Obama para falar sobre o combate ao vírus zika, apontado pelo governo como responsável pelos casos de microcefalia que têm sido registrados em bebês recém-nascidos desde o fim de 2015. Na conversa, os dois discutiram a criação de um grupo para desenvolver uma vacina contra o vírus.

No último dia 16, os Estados Unidos confirmaram o caso de um bebê nascido com microcefalia por contaminação do zika. A criança nasceu em um hospital de Oahu, no Havaí. Segundo o departamento de saúde do país, a mãe do bebê contraiu o vírus quando morava no Brasil, em maio do ano passado, e a criança contraiu a doença no ventre.

De acordo com o Palácio do Planalto, o grupo que deverá desenvolver a vacina terá como base a parceria que já existe entre Instituto Butantan e o National Institute of Health (NIH) para pesquisa e produção da vacina contra a dengue.

"A Presidenta Dilma e o Presidente Obama acordaram a criação de um Grupo de Alto Nível entre Brasil e Estados Unidos para desenvolver sua parceria na produção de vacinas e produtos terapêuticos", diz a nota da Presidência da República.

"Os Presidentes determinaram a realização de contatos entre a Departamento de Saúde dos Estados Unidos e o Ministro da Saúde do Brasil, com o objetivo de aprofundar a cooperação."

Desde que o surto de microcefalia começou no país, Dilma e integrantes do primeiro escalão do governo têm dito que, enquanto não houver vacina contra o zika, a população precisa se engajar e adotar medidas para eliminar os criadouros do mosquito que transmite a doença.

Nesta semana, o governo anunciou uma série de medidas para tentar conter o avanço do Aedes aegypti pelo país. O mosquito, além de transmitir o zika, é responsável pela transmissão dos vírus da dengue e da febre chikungunya.

Entre as ações anunciadas estão campanhas de conscientização da população; atuação de mais de 220 mil militares no combate direto as criadouros do mosquito; pagamento de bolsa de um salário mínimo às famílias beneficiárias do programa Bolsa Família que tiverem crianças com microcefalia; e distribuição de repelentes às gestantes que sejam beneficiárias do programa Bolsa Família (cerca de 400 mil mulheres).

'Perdendo a guerra'
Pela manhã, Dilma participou em Brasília de videoconferência com governadores de cinco estados das regiões Sudeste e Nordeste, ao lado de oito ministros, para discutir estratégias de combate ao Aedes aegypti. Após o encontro, ela disse em entrevista coletiva que, se o país não se mobilizar, vai “perder a guerra” contra o mosquito.

Ela havia sido questionada sobre a frase do ministro da Saúde, Marcelo Castro, que havia dito que o país estava perdendo a guerra para o Aedes. Na resposta, Dilma disse que Castro estava retratando uma "realidade" e que dizer que o país estava perdendo a guerra equivale a afirmar que a intenção é ganhar a luta.

"É impressionante, achei fantástico. Por que criar um problema com a constatação da realidade? Dizer que estamos perdendo [a guerra] é porque queremos ganhar. Nós queremos ganhar. Estamos dizendo: se não nos mobilizarmos, vamos perder isso. Vamos nos mobilizar", afirmou Dilma.

Veja íntegra da nota da Secretaria de Imprensa da Presidência da República:

"A Presidenta da República, Dilma Rousseff, telefonou hoje ao Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com o objetivo de aprofundar a cooperação bilateral na área de saúde, para o combate e desenvolvimento de uma vacina contra o zika vírus.

A Presidenta Dilma e o Presidente Obama acordaram a criação de um Grupo de Alto Nível entre Brasil e Estados Unidos para desenvolver sua parceria na produção de vacinas e produtos terapêuticos. O Grupo terá como base a já existente cooperação entre o Instituto Butantan e o National Institute of Health (NIH) para pesquisa e produção da vacina contra a dengue. 

Os Presidentes determinaram a realização de contatos entre a Departamento de Saúde dos Estados Unidos e o Ministro da Saúde do Brasil, com o objetivo de aprofundar a cooperação.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República"

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis