Crato (CE): Prefeito Ronaldo é aplaudido em solenidade ao lado do Governador Camilo Santana

Lançada em Crato, na última sexta-feira, pelo Ministro da Saúde, Marcelo Castro, a caravana de mobilização para o enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia. O objetivo é fortalecer as ações de assistência à saúde e conscientizar a população sobre as medidas de prevenção para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. O Governo do Estado, Camilo Santana, esteve presente à solenidade, que aconteceu no Centro de Convenções do Cariri.

O evento contou com o prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, acompanhado de seu secretariado. O ministro inicia uma caravana pelo Nordeste.

No Crato, Marcelo Castro se reuniu com o governador do Ceará, prefeitos, secretários de saúde e gestores municipais para conhecer as iniciativas locais e apresentar os detalhes do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o objetivo da caravana é lançar a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti e intensificar as ações para eliminar os criadouros do mosquito em todo o país. “Vamos tentar visitar o máximo de estados possíveis. Temos que combater esse mosquito que está transmitindo doenças da mais alta gravidade, entre elas, o Zika que tem causado a microcefalia. Não temos ainda remédio e nem vacina contra o vírus Zika, por isso, a única forma que temos de controlar essa epidemia é destruindo todos os potenciais criadouros do mosquito. Dois terços dos criadouros estão dentro das residências. Por isso, precisamos que toda a sociedade se mobilize. Caso contrário, não vamos ter sucesso”, ressaltou.

Para a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, foi instalada a Sala Nacional de Coordenação Interagências. Os estados também criarão suas salas, que contarão com representantes do Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, Educação, Segurança Pública (PM e Bombeiros), Assistência Social, Defesa Civil e Forças Armadas.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis