Após constantes chuvas, primeiro açude sangra em 2016 no Ceará

As chuvas registradas no Ceará nas primeiras semanas de 2016 resultaram no grande acúmulo de água em um dos 153 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). O açude Caldeirões, localizado em Saboeiro, na Região do Alto Jaguaribe, sangrou.

O reservatório, cuja capacidade é de 1.13 hm³, está com 100% do volume preenchido. Mesmo com as chuvas, no entanto, de acordo com levantamento da Cogerh, 136 açudes ainda estão com volume inferior a 30% da capacidade.

Os dados foram atualizados na manhã desta quarta-feira (20) e mostram ainda que oito açudes estão com volume zerado: Forquilha (Tauá), Quincoé (Acopiara), Pirabibu (Quixeramobim), Quixeramobim (Quixeramobim), São José I (Boa Viagem), São Domingos (Caridade), Jenipapeiro II (Baixio) e Cupim (Independência).

Os açudes do Ceará, que têm capacidade de armazenar 18.718 hm³, estão com volume atual de 2.216 hm³, representando média de volume de apenas 11.8%.

Previsão climática
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para os próximos dias (quarta, quinta e sexta-feira) é nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões cearenses.

A nebulosidade está associada à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Sistema de circulação horária a aproximadamente 12 km de altura) que está próximo à região Nordeste (NE) do Brasil.

Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis