"Ou pede ajuda, ou se suicida": vídeo mostra a realidade de quem tem depressão

A depressão é uma doença devastadora, mas que não é levada a sério por muitos. Quantas vezes já escutou a frase "isso é frescura" quando alguém toca nesse assunto? Pensando nisso, a atriz, diretora, fotógrafa e vlogueira  Katarzyna Napiórkowska produziu um vídeo impactante mostrando como é a vida de quem sofre com depressão.

Em "Living with depression" (ou Vivendo com depressão, em português), uma jovem descreve todo o processo de desenvolvimento da doença, seus sentimentos e atitudes. É uma tentativa de mostrar como a doença realmente afeta o dia a dia da pessoa e a transforma.

No início, ela considera que tudo o que está passando é como uma dor de cabeça, algo que logo vai passar ou apenas outro dia ruim. Os dias vão passando e as coisas só pioram. Ela passa a ter vergonha de tudo que já fez e do que não fez. Uma parte dela tenta fazer o que é certo, mas ela logo desiste porque a outra diz que será em vão. No final de tudo, só existem duas opções: pedir ajuda ou tentar o suicídio.


O vídeo original teve mais de 1,5 milhão de visualizações e foi compartilhado diversas vezes nas redes sociais. O seu complemento, outro vídeo intitulado de "Living with a depressed person" (Vivendo com uma pessoa depressiva, em português), veio alguns dias depois. Nele, Kat conta que nunca teve depressão, mas que já conviveu com muitas pessoas depressivas e deixa claro que o passo mais importante é pedir ajuda médica.

"Não, eu nunca tive depressão, não estou na posição de dar nenhum conselho, mas já convivi com muitas pessoas nessa situação. A depressão não é uma escolha, são reações químicas que acontecem no cérebro e ninguém consegue controlar isso.", explica Kat.

As principais dicas dadas Katarzyna para quem convive com pessoas depressivas são:

1. Nunca diga coisas do tipo "não entendo porque está reclamando" ou "não sei do que você precisa". Isso nunca ajuda e quem tem depressão não pode se sentir envergonhado ou culpado.

2. Não se torne superprotetor. Se a pessoa não quiser conversar sobre o problema, dê espaço para ela respirar. Volte depois de um tempo e apenas mostre que você está ali para qualquer coisa.

3. Encoraje quem tem depressão a procurar um especialista. Um tratamento apropriado é o que mais ajuda.

4. Saiba que a convivência é muito complicada e que você terá que ter paciência e força. Muitas vezes não é a pessoa que está falando, mas sim a doença. Não crie muitas expectativas.

Fonte: iG

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis