Lamentável, ataque a Chico Buarque tem caráter fascista


Na madrugada de terça, houve um ataque com agressões verbais ao cantor e compositor Chico Buarque, ao ser abordado por jovens na saída de um restaurante no Rio de Janeiro. É um episódio preocupante, porque tem caráter fascista.

Episódios dessa natureza têm crescido no país. A intolerância política está aumentando no Brasil. Chico Buarque não foi questionado por suas posições políticas a favor do PT, mas constrangido de modo ignorante, assediado moralmente e atacado verbalmente. Toda pessoa pública que participa do debate político está sujeita a ouvir críticas ao seu trabalho e à sua posição ideológica.

Mas críticas devem ser feitas com civilidade. Ninguém tem o direito de xingar o outro, de lhe dirigir palavrões, de chamá-lo de um merda porque defende uma posição política constitucionalmente garantida.

Ninguém deve ser xingado por ser petista ou tucano, democrata ou psolista. Nem deve ser chamado de ladrão por pertencer a um partido ou outro. Generalizar é injusto. Há um caráter de covardia em reunir um grupo de jovens e abordar de forma agressiva, intolerante e burra uma pessoa em função de suas posições políticas.

A política, aliás, é um caminho civilizatório para diminuir a barbárie. Chico Buarque não merecia o que aconteceu por ser o grande compositor e cantor que é. Nenhuma pessoa merece ser vítima desse fascismo ignorante que tem ganhado força no Brasil. Foi um episódio lamentável, que precisa ser condenado com veemência para que outros não se repitam.

Assista o vídeo do ataque:



Fonte: Blog do Kennedy

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis