Interior do Estado se enfeita para o Natal de 2015

De Norte a Sul do Ceará, diversas cidades estão em clima natalino. Em algumas localidades, a beleza uniu-se à sustentabilidade, como em Jaguaribe, Pacajus e Várzea Alegre. A iniciativa foi adotada, também, pensando na contenção de gastos, com a crise que atinge as prefeituras.

A Prefeitura de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), juntou, ao longo do ano, pneus, caixas de papelão e copos descartáveis usados para compor a ornamentação. O material coletado foi entregue a artesões locais que confeccionaram a decoração. Para criação da árvore de natal, presépio, boneco de neve e Papai Noel, instalados na Praça Renato Pessoa de Aguiar, foram utilizados mais de cem pneus. Dez mil copos e 500 caixas de papelão completam a decoração natalina da cidade.

O mesmo acontece, há dois anos, em Jaguaribe, na Região Jaguaribana. O Município tem reaproveitado materiais para dar luz e brilho à decoração de Natal, por meio de esculturas criadas com garrafas PET, recolhidas e doadas por moradores. O trabalho de montagem das peças é feito por meio da Secretaria de Ação Social, que, ao longo do ano, ministra curso de artesanato com foco na decoração natalina. Após a conclusão, as peças ornamentam ruas, praças e pontos atrativos da cidade. Passado o Natal, todo o material é guardado em galpões para a reutilização no ano seguinte.

Em Várzea Alegre, no Cariri, a decoração também partiu do reaproveitamento, como foi o caso da árvore de natal confeccionada com garrafas PET. A decoração foi feita por alunos das escolas públicas do Município por meio de oficina.

Programação
Em São Gonçalo do Amarante, na RMF, o bom velhinho desfilou em trio elétrico pela cidade. Praças, ruas e monumentos, tanto na sede quanto nos distritos, receberam iluminação temática para esse período de fim de ano. A programação conta com Concerto Natalino, realizado pela Orquestra Municipal e a Banda de Música Aldenor Barbosa, na Praça da Matriz, que também tem brinquedos infláveis, carrinhos de pipoca e algodão-doce. O local é, inclusive, o endereço do bom velhinho. A Casa do Papai Noel ficará aberta para visitação até o próximo dia 6.

Na cidade de Várzea Alegre, a programação natalina reúne seis grupos culturais das regiões Centro Sul e Cariri, que realizam apresentações de teatro, dança, música e lapinha, no Parque Cívico São Raimundo Nonato.

Incentivo à Educação
O encanto do Natal também já chegou a Reriutaba, no Norte do Estado, que teve suas praças e outros locais públicos ornamentados. Desde a chegada do Papai Noel, no dia 9, quando, acompanhado da Mamãe Noel, em um ônibus escolar, o bom velhinho arrastou uma multidão ao Centro, que o clima já é de comunhão e boas novas entre os moradores. Neste ano, o tema escolhido foi a "Leitura", com motivos decorativos que demonstram o quanto o município tem buscado valorizar a Educação.

O secretário de Cultura, Alderico Neto, explica que "foi a partir do momento histórico conquistado pela Educação, em seus melhores índices de avaliação, que surgiu a ideia do tema deste ano". A Praça da Matriz, principal ponto de encontro da cidade, foi ornamentada com luzes de cores variadas e uma árvore natalina enfeitada com cadernos, livros e lápis estilizados. Pequenos chalés, com livros, também fazem parte da decoração.

Durante o período natalino, a Prefeitura montou a Casa das Letras, em todas as praças, para fomentar novos leitores, por meio de empréstimos de livros. "Basta chegar, pegar um livro, ler e devolver. Quem quer ajudar nessa iniciativa, é só doar os livros na sede da Secretaria de Cultura. Com isso, buscamos levar o hábito da leitura para o dia a dia das pessoas", destacou.

Com um histórico de crescimento reconhecido nos últimos três anos, a educação pública de Reriutaba é considerada hoje a melhor do Estado, tendo recebido 11 prêmios "Escola Nota 10" e conquistado o recorde de medalhistas olímpicos de 2015, com mais de 100 medalhas disputadas em olimpíadas nacionais e internacionais.

Brilho que encanta
Granja, outra cidade do Norte do Ceará, também está mais que preparada para o Natal. A decoração, que traz neste ano muito mais luz e cores, foi distribuída em todas as praças, inclusive na Ponte Metálica, um dos cartões postais da cidade, que recebeu iluminação em tom verde em toda a sua estrutura. A Avenida Perimetral, uma das principais vias de Granja, também ganhou detalhes luminosos que remetem ao clima natalino, assim como a Casa do Papai Noel, aberta à visitação todas as noites.

Os moradores também se surpreendem com a Vila Encantada do Papai Noel, palco das atividades culturais com crianças, adolescentes e jovens da comunidade, com uma série de apresentações gratuitas. A programação traz shows musicais, peças teatrais, contação de histórias, pastoris, corais e orquestras.

De acordo com os organizadores, desde a abertura oficial das festividades natalinas, o Município já recebeu cerca de duas mil visitas, vindas de mais de dez cidades do Ceará e Piauí.

Quatro praças de Iguatu, na Região Centro-Sul do Ceará também contam com decoração especial. A programação do Iguatu Natal de Luz vai até o dia 6 de janeiro, com shows e desfile de Papai Noel. Destacam-se a Praça da Matriz de Senhora Sant'Ana, onde foi instalada uma árvore de Natal gigante, com milhares de microlâmpadas, além de presépios e trenós. Neste ano, com a crise econômica, não há instalações da Casa do Papai Noel e do Soldadinho Chumbo.

Em Juazeiro do Norte, no Cariri, a austeridade também fez com que a ornamentação fosse reduzida. A recém-inaugurada Praça do Teatro Marquise Branca é um dos destaques com trenó, Papai Noel que dança e lâmpadas LED. O local foi também foi enfeitado com um árvore de natal de esponja.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR E SUCURSAIS

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis