‘Idade média para aposentadoria é muito baixa’, diz novo Ministro do Planejamento

Entre os principais problemas que devem ser enfrentados para levar adiante a reforma da Previdência Social, o novo ministro do Planejamento, Valdir Simão, citou a idade média para aposentadoria, considerada por ele muito baixa:

— Este é o ponto. Precisamos ter um modelo que garanta a postergação. Quando a pessoa se aposenta muito jovem, ela continua no mercado. Isso precisa ser repensado. A soma da idade com tempo de contribuição (85/95), chegando a 90/100 é interessante, mas a gente pode progredir para uma soma mais ajustada na medida em que a expectativa de vida aumenta.

Ele salientou que existe uma proposta de fixar uma idade mínima, mas não há um consenso.

— Ainda não tenho esse dado, mas é impossível a pessoa contribuir por 35 anos e ficar metade desse tempo recebendo o benefício. Nenhum sistema consegue ser sustentável com uma conta dessa. Temos que garantir que essa pessoa fique um tempo justo e necessário e que as contribuições pagas por ela e o empregador sejam suficientes — destacou.

Para o ministro, existem outros pontos que a reforma da Previdência pode incluir, como os benefícios por incapacidade — aposentadoria por invalidez e auxílio-doença — com valores médios que ele considera altos. Outro ponto ressaltado por Valdir Simão é que uma reforma considerando apenas os que estão entrando na Previdência, não resolverá o problema:

— Precisamos de um modelo diferente para quem ainda não entrou no regime. Talvez seja mais fácil de aprovar. Para aqueles que já entraram, temos que discutir as regras de transição.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis