Gasolina no Brasil é 32% mais cara do que a média internacional

O preço da gasolina da Petrobras, vendida em todo o Brasil, está 32% acima do valor praticado no mercado internacional. A discrepância chegou a este patamar porque o petróleo no mercado externo caiu 15% em um mês, atingindo assim os menores preços desde 2009. No caso do diesel a diferença de valores é ainda maior, de cerca de 42%.

A estatal, que durante um período vendia os combustíveis abaixo dos valores internacionais, agora é beneficiada com os preços maiores, praticamente compensando suas perdas passadas. Por outro lado, o elevado preço dos combustíveis impacta fortemente na inflação oficial medida pelo IPCA, que deve fechar 2015 perto dos dois dígitos.

Segundo o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), a tendência é que a Petrobras aumente sua margem de lucro ao longo das próximas semanas, quando o preço do petróleo no mercado internacional deve voltar a cair. A estimativa é que o barril chegue perto de US$ 25,00. A estatal é a única grande petroleira do mundo que não altera o preço de seus combustíveis de acordo com a variação do petróleo.

Ranking
Com tamanha discrepância, especialistas já afirmam que os motoristas brasileiros estão pagando a gasolina e o diesel mais caros do planeta. "Enquanto o mundo está se aproveitando de petróleo barato para segurar a inflação, nós estamos na contramão. A Petrobras é a única petroleira do mundo que ganha dinheiro enquanto o barril de petróleo fica barato", explica Adriano Pires, diretor do CBIE.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis