Crato (CE): Sindicato Rural quer o pagamento do Garantia Safra

Os agricultores do município de Crato estão cobrando o pagamento do ‘Garantia Safra’ do Governo Federal. O programa deveria pagar R$850,00 (oitocentos e cinquenta reais) em cinco parcelas para mais de 1600 famílias cratenses cadastradas no programa e que foram afetadas com a perda da lavoura.

De acordo com o secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Zilcelio Alves, a indefinição quanto ao pagamento do seguro está gerando uma tensão entre os agricultores que estão sem perspectiva de colheita de legumes das lavouras. “Daqui até o governo Federal estão brincado com a situação do trabalhador e trabalhadora da agricultura do Crato.", afirma Zilcelio.

O representante do sindicato diz ainda que já foi percebido que o município está em estado de emergência  e mesmo os laudo que a Ematerce coloca, apresenta números de perdas acima de 60% e mesmo assim o governo não libera o seguro.

"O período para efetuar o pagamento das parcelas do seguro safra por parte dos agricultores está se aproximando. Como é que vamos ter condições de cobrar dos agricultores se quando eles precisão o seguro não é pago?", indagou o secretário Zilcelio.

Ele destaca que recentemente agricultores de todo o estado do Ceará invadiram a sede do governo em Fortaleza. Na ocasião o governo dialogou e prometeu a implementação de políticas de convivência com a seca, mas ele lembra que essas ações são a médio prazo e a situação é emergencial. "Não queremos voltar ao tempo em que os produtores invadiam  os prédio públicos, mas se for preciso, nos faremos.", conclui dizendo que o sindicato não vai ficar de braços cruzados.

Adriano Duarte 

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis