Crato (CE): Seminário promovido pela Prefeitura reúne autoridades na área de medidas socioeducativas

A última sexta feira, 27, foi marcada por um evento histórico no município do Crato. O I Seminário Regional de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto: responsabilidade de todos. O evento, promovido pela Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), aconteceu no auditório do Sest/Senat, e reuniu autoridades na área, como o juiz da 2ª vara cível, Dr. José Flávio Bezerra Morais e o Padre Agnaldo Soares Lima, diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil de Ação Social e uma das maiores referências no assunto do país. Participaram também, representantes de dez municípios do Cariri, como Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Granjeiro, Abaiara, Jati, Jardim, Barro, Aurora e Farias Brito.

O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, esteve presente e avaliou o seminário como importante, principalmente para o aprendizado pessoal. “Vivemos muito no cotidiano outras matérias, deixando os nossos jovens e adolescentes à margem, até mesmo os nossos filhos. Assim, é necessário que a gente invista todo um planejamento em uma sociedade mais igualitária e mais justa, pois é assim que vamos conseguir esvaziar os CREAS, os presídios, economizaremos a caneta do juiz, trazendo os jovens a um novo olhar para a vida”, destacou Ronaldo.

O debate, segundo Padre Agnaldo, ajuda a construir a articulação de rede, compreendendo que não há fórmula mágica para aplicar medidas, de fato, educativas. “O que é necessário é a sociedade assumir que esses adolescentes são filhos dessa terra e que, portanto, ela tem que dar uma resposta. É muito fácil, por exemplo, tirar um menino do Crato e mandar pra Fortaleza, pra ele ficar dentro de uma unidade socioeducativa. Aí eu fico pensado: será que nós aqui não temos condições de oferecer um suporte adequado? Então, quando abrimos um debate local, acabamos mostrando os caminhos, pois eles existem”, afirmou.

O evento foi pensado, segundo a titular da SMTDS, Elisangela Rodrigues, há cerca de dois anos, mas por questões administrativas não havia sido possível executá-lo. Ao conhecer o Pe. Agnaldo em um workshop em Fortaleza, a ideia ganhou força, principalmente nesse contexto que vivenciamos de muitas discussões quanto à redução da maioridade penal. “Nós tivemos a felicidade de conhecer o Pe. Agnaldo em um acompanhamento técnico, juntamente com o CREAS e com o Dr. Jose Flávio em Fortaleza, e já cheguei ao Crato fechando todos os detalhes para que esse momento acontecesse”, disse Elisangela.

Quanto às discussões trazidas no encontro, a gestora acredita que foram ricas e necessárias para o avanço de políticas públicas de acolhimento voltadas aos jovens infratores. “Hoje pudemos nos conscientizar que a responsabilidade é de cada um de nós, seja como técnico, gestor, ou como cidadão. O importante é que a gente entenda qual o nosso papel”, finalizou.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis